O vereador Dr. Ubiratã (PP) apresentou nesta terça-feira, 28, aos parlamentares municipais de Humaitá um resumo das negociações com Rondônia sobre a Pactuação da Saúde. No encontro de sexta-feira, 24, ficou definido informalmente o recebimento de pacientes de Humaitá em Porto Velho. O encontro colocou na mesma mesa o Secretário de Estado da Saúde de Rondônia, Coronel Jeferson Ribeiro da Rocha, a Coordenadora Técnica da pasta, Mariana Aguiar, a Secretária Municipal de Saúde de Humaitá, Sara Riça, o diretor do Hospital Regional, Enfermeiro Adriano Costa e o Dr. Ubiratã.
A partir de agora a luta é para a formalização do documento de Pactuação da Saúde. Dr. Ubiratã recebeu apoio de todos os vereadores que vão assinar em conjunto o ofício informando a SES – Secretaria de Estado da Saúde sobre a necessidade da pactuação. “Houveram tentativas no passado, e o documento ficou adormecido. Agora vamos usar toda a força política para sensibilizar as autoridades do Estado do Amazonas”, disse Ubiratã.
O vereador foi colega de faculdade do atual vice-governador Tadeu de Souza Silva, ambos advogados. O vice-governador já recebeu os documentos sobre a pactuação, e deve encaminhar a SES, informando o secretário do Estado do Amazonas, Anoar Abdul Samad. O vereador está preocupado com eventuais mudanças no comando da saúde, e isso pode prejudicar o processo já adiantado de negociação.
“O documento além de informar sobre o avanço nas negociações, deve pedir celeridade para a formalização da pactuação. Agora esse passo envolve os entes estaduais. Inclusive o Secretário de Rondônia já se prontificou a ir à Manaus”, argumentou Dr. Ubiratã. Ofício semelhante ao que deve ser encaminhado pela mesa diretora da Câmara ao titular da SES, deve chegar às mãos do vice-governador, Tadeu de Souza Silva.
Veja o que disse o vereador Dr. Ubiratã, logo após seu pronunciamento na Câmara de Vereadores na manhã desta terça-feira, 28.