A pergunta foi direcionada aos alunos do 2º ano do ensino médio da Escola Betel, em Humaitá. E se você fosse prefeito, o que faria para melhorar nosso município? Antenados a realidade local os alunos foram direto ao ponto destacando a saúde, infraestrutura, saneamento básico, sinalização no trânsito e políticas para o primeiro setor. A professora Luciana Andrade provocou a discussão na disciplina de Geografia com ênfase ‘A Construção do Espaço Urbano’.
O resultado do questionamento foi apresentado pelos alunos nesta terça-feira, 7, aos vereadores Ley Siqueira (PL) e Russell Lello (PSB). Os parlamentares acompanharam atentamente as apresentações e destacaram em suas conclusões o papel do vereador e do prefeito na criação e implantação das políticas públicas.
O vereador Ley Siqueira falou sobre a importância da participação da sociedade na política e também deixou claro que a política feita de maneira correta sempre vai beneficiar a população. Defendendo a política ‘Participativa’, o parlamentar afirmou que gosta de discutir com os munícipes sobre as demandas de cada comunidade. “Me coloco a disposição dos alunos e da escola para interagir em outros debates”, frisou Ley.
O professor e vereador Russell Lello informou que já existe na Câmara de Humaitá um projeto aprovado ‘Jovem Parlamentar’. “Outras escolas devem seguir o exemplo da escola Betel para discutir a política, e quem sabe ativar o projeto da Câmara para implementar esta discussão nos diversos segmentos”, disse Russell Lello. O parlamentar também destacou o papel de cada agente eleito na elaboração e execução das leis.
“A gente sempre crítica mais quais seriam as medidas que nós tomaríamos”, disse a professora Luciana Andrade comentando sobre a discussão em sala de aula. Com a problemática lançada a participação dos parlamentares é de fundamental importância para dar voz aos alunos e ecoar suas contribuições para uma Humaitá melhor.
Assista o vídeo e saiba mais sobre as propostas de Natan Ferreira para a saúde e a sinalização de Humaitá. O que a professora Luciana Andrade faria se fosse gestora municipal, e até o vereador Ley Siqueira Respondeu a esta questão. Russell Lello defende a implantação de disciplinadas que ampliem a discussão.