A diretora da CDL/Humaitá – Câmara de Dirigentes Lojistas, Mara Dobri, recebeu nesta quarta-feira, 8, na sala de reuniões da entidade empresárias e associadas para uma conversa sobre empreendedorismo feminino. As mulheres vêm se destacando no mercado de trabalho, no comando de empresas e gerenciando seus negócios. Humaitá foi o terceiro município no Amazonas a abrir empresas em 2022, e o analista Sebrae, Giovani Caldas acredita que muitos destes empreendimentos têm mulheres à frente.
“Não temos números oficiais para Humaitá sobre o empreendedorismo feminino. Uma pesquisa relacionada ao assunto deve ser realizada no próximo ano”, disse Giovani. O analista do Sebrae destacou ainda o projeto Mulheres Empreendedoras, desenvolvido em Boca do Acre que envolve mais de 180 empresas através de feiras. Outra novidade apresentada pelo Sebrae é o Sebraetec, uma consultoria com atendimento personalizado, diferenciado com especialistas de mercado.
No mundo corporativo, aponta o Sebrae, nos últimos 12 anos as mulheres estão ganhando destaque em postos de chefia. Na gerência as mulheres já ocupam 81.99% das vagas, em cargos de supervisão a pesquisa indica que elas estão presentes em 79,36% dos cargos.
“A função da CDL é justamente incentivar este empreendedorismo”, afirmou Mara Dobri destacando a importância destes encontros. Márcia Moreira do Polo EAD Newton Lins apontou para a preparação, o desempenho e a capacidade da mulher gerir seu próprio negócio. Mônica Alves é gerente da Loja Exclusiva Center e destacou a dedicação da mulher no desempenho de suas funções. “Além de ser profissional, sou mãe, sou esposa. Jamais desistir, devemos cada dia buscar dar o nosso melhor”, disse Mônica.
Nas reportagens abaixo você conhece um pouco mais as mulheres e seus desafios no mercado de trabalho humaitaense. Tem ainda mais informações sobre o Sebrae, Sebraetec e o projeto em desenvolvimento em Boca do Acre.