A Semsa – Secretaria Municipal de Saúde divulgou nesta sexta-feira, 10, o boletim atualizado para dengue, zika e chilungunya. Em uma semana a cidade registrou 35 novos casos de dengue. Fevereiro registrou 87 casos de dengue, e março tem confirmados dois casos. O Bairro São Cristóvão tem 43 casos confirmados de dengue e 10 de zika. Em 2023 são 204 casos de dengue confirmados pela Semsa e 52 de zika.
De acordo com o boletim os bairros Nova Esperança e São Francisco têm cada um, 24 casos de dengue. No ranking dos bairros com registros de dengue São Domingos Sávio (23); Centro (15): Nova Humaitá e Nossa Senhora do Carmo (10 cada). O Conjunto Rio Madeira tem apenas um caso registrado dos 13 notificados. O boletim mostra ainda que a zika não chegou aos bairros Santo Antônio, Novo Centenário e BR 319.
Ainda sobre saúde
A Unidade Móvel do Hospital do Amor esteve em Humaitá nesta quinta-feira, 9 e sexta-feira, 10. A carreta atendeu em frente ao antigo Hospital Municipal, na quinta-feira, e nesta sexta-feira esteve no Distrito de Realidade. Foram realizados avaliação de C.A de Pele e coleta de preventivo, PSA (Antígeno prostático). A carreta vai atender no Distrito de Santo Antônio do Matupí, dia 16.
Bivalente
A Bivalente da pfizer contra a covid-19 começou a ser aplicada na quinta-feira, 9. O público prioritário são pessoas acima de 60 anos, imunocomprometidos, comunidades indígenas, ribeirinhos, quilombolas e gestantes puérperas. A Semsa está disponibilizando o imunizante na Barraca em frente a Secretaria, na Praça da Saúde.
160
Esse (160) é o número de mortes registradas em Humaitá, provocadas pela covid-19. Esta semana um homem que havia sido transferido para Manaus não resistiu e veio a óbito. Idoso com comorbidades sem históricos de vacinação. A morte foi confirmada na quarta-feira, 8.