O município de Humaitá foi contemplado através do programa do Governo do Estado de Descentralização dos leitos de alta complexidade com a instalação de 15 leitos de UTI’s. Um processo que teve início em 2020 e conta com recursos de emenda parlamentar do Deputado Federal, Átila Lins (PSD). Neste momento o Hospital Regional passa por reformas e adequações na ordem de R$ 9.656.621,29 para instalação das UTI’s. O vereador Antônio Carlos Martins de Almeida ‘Totinha’ (PL) há 30 dias afirmou na Câmara de Vereadores que serão 10 leitos de UTI para adultos e cinco neonatal (bebês de 0 a 29 dias), sem leitos de pediatria (29 dias à 17 anos).
O parlamentar pediu um esforço dos vereadores para atuar em conjunto na tentativa de reverter a situação. A Semsa – Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde entraram com pedido junto a SES – Secretaria de Estado da Saúde. Através de ofício a Secretária Executiva de Assistência para o Interior indeferiu o pedido.
O Governo do Estado considera os números de remoções em 2022 para definir os leitos prioritários. Totinha apresentou um levantamento que apontam 107 remoções no ano passado. Foram 17 remoções envolvendo neonatal, quatro para lactantes de um a 23 meses, crianças de 2 a 14 anos três; adultos de 20 a 59 anos somam 43 remoções e idosos, pessoas acima de 60 anos 31 remoções.
Totinha citou o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente que garante o direito à vida e a saúde para crianças e adolescentes e apontou para a necessidade urgente de cobranças nas esferas estaduais. “Os 24 deputados eleitos receberam votos em Humaitá. Essa é a hora de utilizarmos nossos contatos para reverter esta situação”, disse o vereador. Trinta dias depois do pronunciamento, tudo continua no mais absoluto silêncio.