Desde sexta-feira, 17, a prefeitura de Humaitá tem acompanhado com preocupação a interdição do aeroporto municipal. O fechamento aconteceu na segunda-feira, 20, e a restrição continua no principal site de informações para pilotos, Rotaer. Os planos de ações assinados na sexta-feira e disponibilizados no site da Anac – Agência Nacional de Aviação Civil estão sendo analisados. Acredita-se que esta semana ainda poderá ser divulgado um posicionamento.
Enquanto isso, no sábado, 18, foi instalada a Biruta, mecanismo indicador da direção do vento. A Seinfra – Secretaria Municipal de Infraestrutura colocou toda a equipe de limpeza em atividade, sob coordenação do senhor Rogério Braga, gerente da infraestrutura Municipal nesta terça-feira, 21, no aeroporto. De acordo com o gestor do aeródromo, Juan Amâncio toda a parte de vegetação foi concluída. “Os trabalhos de manutenção da vegetação (roçagem) se concentraram na cabeceira da pista”, informou Juan.
Ainda na segunda-feira, 20, aconteceu uma amostra das dificuldades com a interdição do aeroporto. Foi necessário acionar a Anac, informar as autoridades, pedir autorização especial e preencher uma série de documentos (obrigatórios) para que o avião com medicamentos pudesse pousar em Humaitá.
Juan Amâncio diz que todos os trabalhos referentes ao ambiente municipal estão avançando. A segunda parte do plano de ações, que deve contar com um escritório especializado para confecções de documentos e informações técnicas referentes ao aeroporto, depende de licitação e os prazos vão até dezembro de 2023.