O vice-presidente do CRA/AM – Conselho Regional de Administração, Jorge Campos e o Coordenador da Região Metropolitana, Nelson Aniceto estão em Humaitá para divulgar ações do Conselho. Atualmente o município tem 40 profissionais cadastrados no Conselho. Os diretores do CRA participaram de palestras com mais de 150 acadêmicos do IFAM – Instituto Federal do Amazonas. Em pauta as tecnologias, as mudanças e perspectivas para o mercado de atuação do administrador.
“Estamos preparando nossos filhos para serem empregados quando na verdade esta geração quer e tem potencial de ser protagonista. Faltam políticas públicas de incentivo”, afirmou o vice-presidente, professor Jorge Campos. Nelson Aniceto destacou as ferramentas que estão à disposição do administrador e a possibilidade de enxergar potencialidades em cada região. “O administrador faz a diferença tanto no setor público quando no privado. É necessário conhecer as ferramentas, formatar projetos e ativar cada plano”, destacou o ex-presidente do CRA, atualmente suplente do Conselho Federal de Administração.
Os diretores visitaram o Frigorifico Amazonas em Humaitá e o Porto Masutti, nesta quarta-feira, 22. Na tarde de hoje uma reunião na CDL direcionou o Conselho e a Câmara de Dirigentes Lojistas para parcerias na realização de cursos e palestras que fortaleçam o empresariado. “Uma questão cultural impede avanços nas administrações. Precisamos romper esta barreira”, destacou Jorge Campos.
CDL
Mara Dobri, diretora da CDL manteve reunião com os representantes do Conselho Regional de Administração. Foi definido as parcerias com instituições de ensino e empresários para avançar em temas relacionados a economia, geração de empregos e desenvolvimento do sul do Amazonas. “Serão ministrados cursos em Humaitá envolvendo os empresários e o CRA“. O professor do IFAM, Gleiciano Mendes agendou e participou do encontro.
IGM
Em participação no Programa Notícias da Amazônia na FM 104.9 os professores universitários falaram do IGM – Índice de Governança Municipal. “Alunos e profissionais de administração tem acesso a este instrumento que permite acompanhar o avanço, as carências e a construção de políticas públicas em todos os setores da administração”, disse Nelson Aniceto. A plataforma é atualizada pelas próprias prefeituras e Governo Federal, apresentando os recursos, sua aplicação e abrangência em todos os municípios brasileiros.
O professor Jorge Campo ilustrou como a tecnologia e sua evolução ajudam na administração seja ela pública ou privada. “Quando o cidadão vai num posto médico ou hospital público ele está comprando um serviço. Ele está pagando por aquilo. Logo se a gestão do hospital não acompanhar a evolução, ele vai fazer um procedimento com tecnologia de 10 ou cinco anos atrás. No entanto já existe algo mais moderno, menos oneroso e incisivo”, disse Jorge Campos.
Acompanhe trechos da entrevista realizada nesta quarta-feira, com o vice-presidente do CRA/AM, Jorge Campo e o Coordenador da Região Metropolitana, Nelson Aniceto. Os professores abordam a necessidade de projetos para impulsionar o crescimento regional e abertura de oportunidades na Suframa, uma conquista do CRA/AM. Ouça.