O PAC – Programa de Pronto Atendimento ao Cidadão será instalado em Humaitá. A previsão é que o programa comece a funcionar durante as comemorações do aniversário da cidade no dia 15 de maio. O anuncio foi feito nesta terça-feira, 28, durante sessão da Câmara de Vereadores por Ley Siqueira (PL). O parlamentar esteve em Manaus na última semana e juntamente com a comitiva humaitaense esteve na SEJUSC – Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania.
A Secretária Jussara Pedrosa Celestino da Costa apresentou um PAC em funcionamento aos parlamentares e o prefeito de Humaitá. O Pronto Atendimento ao Cidadão pode agregar num mesmo local até 36 serviços. O PAC Humaitá terá 15 serviços, incluindo a confecção da Carteira de Identidade, uma carência na cidade. Em todo o Estado a SEJUSC coordena 15 unidades do PAC, sendo nove na capital e outras seis no interior.
A estrutura é toda disponibilizada em contêineres que serão encaminhados à Humaitá por balsa. “Está previsto para ser ativado durante as comemorações de aniversário da cidade”, adiantou Ley Siqueira. “Geralmente este programa fica 90 dias nos municípios do interior. Os vereadores e o prefeito estão solicitando uma unidade permanente em Humaitá. O PAC vai disponibilizar 15 serviços inicialmente, incluindo a emissão de primeira e segunda via do RG”, comemorou Ley Siqueira.
IPIXUNA
O vereador Ley Siqueira esteve no INCRA em Manaus para tratar sobre a regularização do Ipixuna, a área considerada urbana do assentamento. O processo iniciado em 2015 ficou paralisado por oito anos, lembrou o parlamentar. “Iniciamos ainda no segundo mandato do prefeito Dedei, e depois aconteceram alguns entraves que emperraram o andamento do processo”, disse Ley Siqueira.
O parlamentar esteve no INCRA com o prefeito, e uma nova documentação está sendo providenciada e um novo ofício solicitando a área do Instituto será encaminhado. “O que é bom é que o INCRA está inclinado a ceder para o município a área urbana para legalizar aquela área”, informou Ley.
Veja o que o disse o vereador na entrevista exclusiva ao site Notícias da Amazônia, e as imagens de como será o PAC em Humaitá.