Criado através de parcerias da WWF Brasil – Fundo Mundial da Natureza e o IEB – Instituto Internacional de Educação do Brasil a Aliança para o Desenvolvimento Sustentável vem se consolidando no sul do Amazonas como organização que busca junto a organismos federal, estadual e municipal a implementação das políticas de desenvolvimento cheguem à ponta.
Humaitá novamente foi escolhida para ser sede do encontro que vai discutir nos próximos três dias, características, iniciativas e carências do poder público na implantação das políticas necessárias. O encontro acontece no auditório da Escola Álvaro Maia e reúne representantes de Boca do Acre, Maués, Novo Aripuanã, Apuí, Canutama, Tapauá, Manicoré e Lábrea. O Secretário Municipal de Meio Ambiente de Humaitá, John Auler, representou o prefeito na abertura do evento, nesta quarta-feira, 29.
“As discussões devem nortear um objetivo comum que é o desenvolvimento econômico do sul do Estado. As dificuldades são muitas desde logística e outros desafios, porém nos três dias de discussões pretendemos avançar para encontrar soluções”, disse John Auler. Josi Aleixe, integrante da IEB, aponta que as prefeituras destes municípios e suas câmaras de vereadores precisam estar organizadas para trazer esta política efetivamente. “A falta de conhecimento não permite que os projetos possam ser ativados, fortalecendo a comunidade e a economia como um todo nos municípios”, disse Josi Aleixo.
Na abertura do evento na manhã de hoje o Secretário executivo da Aliança Sul apresentou as principais demandas da entidade, suas conquistas e resultados dos encontros anteriores. Josimar Silva agradeceu a presença do prefeito de Lábrea, Gean Campos Barros, da Defensoria Pública, Francine Buffon e os representantes das comunidades.
Assista a reportagem