O Farmacêutico Daniel Faria de Lara palestrou esta semana para ACS’s – Agentes Comunitários de Saúde das áreas urbana e rural de Humaitá. Daniel falou sobre medicamentos apreendidos pela Vigilância Sanitária em Humaitá. O farmacêutico passou pelos processos de fabricação, registro pela Anvisa e comercialização. “A formação de farmacêutico nos prepara para entender de todos os processos da medicação, seja naturais ou não naturais”, disse Daniel.
O farmacêutico Daniel Faria de Lara é legalmente registrado no Conselho Regional de Farmácia do Amazonas e abordou os medicamentos fitoterápicos clandestinos. Um grande volume deste medicamento foi apreendido no município em diversas diligencias da Vigilância Sanitária de Humaitá em parceria com o Ministério Público, polícias militar e civil.
O objetivo da palestra realizada no auditória da UFAM – Universidade Federal do Amazonas foi orientar os ACSs com informações de qualidade, contribuindo assim com o uso racional dos medicamentos. “A qualidade dos medicamentos e modo errado de fabricação foram apresentados através de vídeos da Vigilância Sanitária do Piauí que localizou um ponto clandestino de fabricação. A reportagem mostra os medicamentos sendo fabricados num mesmo local onde eram fabricadas pólvoras”, disse Daniel
Foram dois dias de palestras atendendo ao convite da Vigilância de Saúde e Vigilância Sanitária de Humaitá. “Dicas de Saúde salvam vidas”, finalizou Daniel agradecendo a oportunidade ao Coordenador de Vigilância em Saúde, Mateus Santos e a Chefe da Vigilância Sanitária em Humaitá, Abigail Santos Riça. O Farmacêutico Daniel é um dos proprietários da Farmadicas em Humaitá, em frente a rodoviária. O profissional mantem dicas atualizadas de saúde na programação da FM 104.9 e atende através do WhatsApp (97) 98412-3401.
Apreensão
Sobre a retirada de circulação de medicamentos fitoterápicos clandestinos em 2022 o Site Notícias da Amazônia fez uma reportagem em janeiro de 2023. Veja novamente: https://noticiasdaamazonia.com/2023/01/21/vigilancia-sanitaria-de-humaita-tira-de-circulacao-produtos-clandestinos/