Gestor, equipe pedagógica e professores trabalharam com os alunos da Escola Gilberto Mestrinho a fluência, o primeiro de uma série de projetos em diversas áreas do conhecimento. Há três anos a ABNCC exige que todos os municípios incluam em seus diagnósticos e testes bimestrais a fluência, explica o professor Taner Pereira da Costa, coordenador do projeto. “A fluência é um pré-diagnóstico da leitura”. Os próximos bimestres serão trabalhados a produção de textos e anexos.
Os meses de fevereiro e março foram de preparação, pesquisa, conhecimento de novas palavras e eliminatórias em cada sala de aula. Os professores definiram os vencedores de cada turma para a grande final, nos períodos da manhã e tarde. Ana Lia Pimenta Brasil ficou com o primeiro lugar ao pronunciar 100 palavras em 37 segundos na grande final. “Meu maior desafio foi conhecer novas palavras. Eu procurava no dicionário”, disse a campeã.
O gestor André Luiz Leal destaca a inovação, sair da tradicional sala de aula. “Romper barreiras, estas paredes e não estar limitado somente lá. Todos os momentos e locais da escola é ponto e local de construção de conhecimento”
A decisão da Melhor Fluência contou com apresentações artísticas, teatro e fases de eliminação com a citação de 50 palavras. Na decisão as duas alunas classificadas verbalizaram 100 palavras. Elaine a segunda colocada finalizou com 50 segundos. A campeã Ana Lia citou 100 palavras em 37 segundos. Ambas terminaram dentro da média nacional.
Veja a reportagem e a performance de Ana Lia, na fase de classificação. Optamos por não gravar a decisão para não atrapalhar a concentração dos alunos.
Agradeço a DEUS pela equipe que Ele formou na Escola Municipal Gilberto Mestrinho todos empenhado em criar um espaço de qualidade e uma Educação que Capacite nos Alunos serem protagonistas da sua própria História e cadadões críticos e conscientes da Sua Importância.