Começaram nesta sexta-feira os Jogos Escolares 2023, fase municipal em Humaitá. A cerimônia de abertura lotou a quadra da Escola Estadual Governador Plínio Ramos Coelho, GM3. Este ano quatorze escolas participam em Humaitá, são cinco escolas municipais, seis estaduais, duas particulares e o IFAM – Instituto Federal do Amazonas. Os alunos/atletas vão disputar oito modalidades: futsal, handebol, basquete, tênis de mesa, voleibol de quadra e areia, xadrez e atletismo.
A Polícia Militar fez a segurança do entorno do colégio e na parte interna da quadra. A Guarda Municipal interditou parte da Avenida Brasil para facilitar o fluxo de pessoas. Pais, alunos e professores estão assustados com o registro de atos de violências em ambientes escolares por todo o Brasil. A Secretaria Estadual de Segurança Pública criou um comitê de segurança que atua em todos os municípios. A Polícia Militar está à frente das ações.
O momento de festa para os alunos começou com a apresentação das bandeiras, desfile das delegações, acendimento da Pira Olímpica, juramento do atleta e dos árbitros. Todos estes momentos foram acompanhados pela Banda de Música do 54º BIS Cacique Ajuricaba, sob a regência do Maestro Subtenente Ângelo.
As autoridades presentes aproveitaram a cerimonia para falar em paz, destacar a força do esporte e apresentar ações que estão sendo realizadas para garantir a segurança nas escolas humaitaenses. A Secretaria Municipal de Educação, Arnaldina Chagas falou das ações que já foram ativadas e que o município vai adquirir detectores de metais. O prefeito Dedei Lobo falou em festa da juventude, acrescentando a parceria do Governo do Estado e prefeitura Municipal. O vice-prefeito Alexandre Perote disse que o evento vem em boa hora. A Coordenadora da Seduc, em Humaitá, Martinha Lamana destacou a importância dos Jogos e agradeceu a pareceria com a prefeitura de Humaitá.
Veja a reportagem completa e as imagens que marcaram a cerimônia de abertura dos 44º Jogos Escolares do Amazonas, 15º Edição de Humaitá.