O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), lançou, na nesta terça-feira, 18, a Operação Tamoitatá 3. O evento foi realizado em Humaitá, um dos municípios que recebe a operação, num esforço contínuo para ampliar a presença do estado na prevenção e repressão ao desmatamento e às queimadas ilegais no sul do Amazonas.
De forma integrada, participaram do lançamento, o secretário da SSP, general Carlos Alberto Mansur, o secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira, o diretor-presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Juliano Valente, o subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar (CBMAM), coronel, Frank Borges, o comandante do Policiamento do Interior (CPI), coronel Marcos Encarnação, o prefeito em exercício de Humaitá, Alexandre Perote, vereadores e o Comandante do 4º BPM de Humaitá, Major Saif.
O secretário de Segurança Pública, general Carlos Alberto Mansur, enfatizou a importância da operação para o combate aos crimes ambientais.
“Por determinação do nosso governador, Wilson Lima, que é uma pessoa muito preocupada com relação aos crimes ambientais, estamos em Humaitá para verificar o andamento da operação Tamoitatá 3, o terceiro ano consecutivo que o governo do Amazonas lança essa operação. É uma operação de repressão e prevenção aos crimes ambientais, que envolve as forças de segurança pública, polícia militar, polícia civil, corpo de bombeiros, Ipaam e Sema que estão diariamente combatendo esses crimes”, disse.
O secretário de Estado do Meio Ambiente (Sema), Eduardo Taveira, ressaltou o trabalho de integração entre os órgãos do governo do Amazonas.
“Essa é uma das atividades mais importantes que nós temos no comando de combate ao desmatamento e às queimadas ilegais. Os estudos têm apontado que outros tipos de crimes tem se associado à criminalidade ambiental, como tráfico de drogas e tráfico de armas, então é importante que a gente possa combater de maneira integrada essas ações para trazer, acima de tudo, segurança para o Amazonas, segurança para os produtores que estão trabalhando de maneira licenciada, organizada”, explicou Taveira.
Visitas
O secretário de Segurança também esteve na Delegacia de Polícia Civil do município, no comando do Corpo de Bombeiros e na sede do Ipaam.
Representantes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) participaram das visitas.
Resultados 1ª Fase
A Operação teve início no dia 30 de março, com envio das primeiras equipes. Até a segunda-feira (17/04), término da 1ª fase da operação Tamoitatá 3, nos municípios de Humaitá e Apuí, um total de 32 alvos foram fiscalizados, resultando em 8.344,108 hectares de áreas embargadas, 15 autos de infração e R$ 30.898.015,13 de multas aplicadas.
Novas tecnologias
O trabalho em campo dos agentes que participam da operação Tamoiotatá 3, de combate às queimadas e outros crimes contra o meio ambiente, no sul do Amazonas, é monitorado em tempo real pela SSP-AM. O monitoramento é realizado com o auxílio de aparelhos de comunicação bidirecionais.
Integração
Além dos servidores da SSP-AM, a operação Tamoitatá 3 conta com o Batalhão Ambiental da Polícia Militar (BPAmb), a Polícia Civil (PC-AM), o Corpo de Bombeiros (CBMAM) a Secretaria Executiva Adjunta de Planejamento e Gestão Integrada (Seagi), e servidores da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam).
Fonte – Assessoria da SSP/AM, adição Fábio de Souza
Veja a reportagem