Os pais de alunos que estudam na Escola Vereador Manuel Oliveira dos Santos, no Distrito de Realidade estão insatisfeitos com as ações do executivo municipal e estadual. Em reunião na segunda-feira, 17, em Humaitá, uma comissão de pais foi informada dos procedimentos que estão em andamento para solucionar demandas apresentadas. “Não concordamos com os prazos, e queremos uma solução imediata”, diz um dos pais.
Nesta terça-feira, 18, pelo menos 80 pais retornaram à escola numa mobilização pela segurança, contratação de profissionais de educação e segurança e garantias de outros investimentos na infraestrutura. “Nossos filhos não vão estudar enquanto não tiver um agente de portaria aqui na Escola e no anexo também”, falou José Fermiano da Costa. A paralisação das atividades começou na terça-feira à tarde e continua nesta quarta-feira, 19.
O vereador Russell Lello (PCB) foi ao Distrito de Realidade a convite de alguns pais para entender a situação, conversar com a comunidade e professores. O parlamentar de oposição à administração municipal verificou as instalações, recebeu demandas dos professores e pode verificar aparelhos de ares-condicionados que necessitam de manutenção. “Esta escola necessita urgentemente de uma reforma. O piso está comprometido, uma caixa d’água sem condições, falta muro para proteção dos alunos”, relatou Russell.
O vereador verificou outras demandas como a falta de pessoal, cuidadores, merendeiras, agentes de portaria de responsabilidade do município. Ouviu ainda relato sobre a falta de professores para o Ensino Médio e um contrato para transporte escolar que não atende as necessidades em sua extensão. “Vamos verbalizar isso na Câmara. Distribuir as responsabilidades e acionar o Ministério Público se for necessário”, disse Russell Lello.
O vereador ainda foi verificar de perto o Posto Avançado da Polícia Militar no Distrito de Realidade. A PM está acompanhando a entrada, intervalo e saída dos alunos. Os moradores relataram que há atrasos no repasse de responsabilidade da prefeitura Municipal de recursos para alimentação dos policiais. São quatro PM’s que trabalham em regime de plantão com troca dos policiais toda a semana. O acordo da prefeitura deve ser repassado toda a semana para aquisição dos alimentos.
Na reportagem você verá a exposição de motivos dos pais sobre a nova paralisação, e o que diz o vereador Russell Lello que aponta falhas na gestão e falta de planejamento para atender as demandas. Estes temas já foram inclusive apresentados na tribuna da Câmara pelo parlamentar. Assista.