O Governo do Estado lançou na semana passada em Humaitá a III Edição da Operação Tamoiotatá para combater crimes ambientais no Sul do Amazonas. A operação conta com homens da Força Nacional, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental, PRF, Polícia Civil e órgãos de fiscalização como IPAAM e Secretaria de Estado do Meio Ambiente. Humaitá sedia uma das bases de controle da operação.
O Secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira participou do lançamento da Operação Tamoiotatá, em Humaitá e falou em descentralização das ações. O secretário referiu-se aos trabalhos de regularização como tramitação de documentos e implantação de atividades sustentáveis. “Temos que aumentar o custo da ilegalidade. Fiscalização e regularização tem que caminhar juntos”, disse Eduardo Taveira.
“Precisamos desconcentrar o licenciamento ambiental para acelerar as atividades que estão sendo executadas”, disse o Secretário. “Pra isso funcionar é necessário uma repressão aos crimes ambientais”, argumentou Eduardo Taveira acrescentando que os crimes ambientais estão ligados a Organizações Criminosas e isso provoca nos municípios o aumento de instabilidades e o predomínio da presença de facções criminosas. Lembrando que o principal objetivo da Tamoiotatá é combater o desmatamento e queimadas no sul do Estado.
O Secretário Eduardo Taveira falou ao site Notícias da Amazônia sobre Zoneamento econômico/ambiental, inclusive destacando algumas atividades que podem ser iniciadas mesmo antes da conclusão do Zoneamento. Assista a entrevista.