Após os pais da Escola Municipal Júlio Rodrigues Coutinho se reunirem no domingo, 30, para cobrar providencias e o início do ano letivo, a prefeitura de Lábrea confirmou para a próxima semana o começo das aulas para mais de 180 alunos matriculados na comunidade de Curuquete, localizada ao sul, distante pouco mais de 700km da sede.
“As aulas na zona urbana começaram em fevereiro e devido as características e logística do interior o ano letivo sempre inicia depois”, informou o Secretário Municipal de Educação, Jesus Batista de Souza. Procurado por nossa equipe o secretário informou que um caminhão baú deve seguir no final de semana para Curuquete com o material didático e insumos necessários para o início das aulas.
“No próximo sábado uma equipe pedagógica será encaminha à Comunidade para definir os detalhes. A aula deve começar na próxima semana”, disse o Secretário. Jesus Batista afirmou que foram equacionadas demandas para atender as 111 escolas da zona rural, sendo 50 escolas indígenas. “Em virtude da complexidade e toda a logística necessária para preparar o ambiente escolar as aulas no campo, geralmente começam em maio”, informou. O Secretário disse que o calendário não será comprometido e que se for necessário o ano letivo será estendido. “Essa é uma determinação do MEC e nós cumprimos”, argumentou Jesus Batista.
O site questionou sobre o único ônibus que transporta os alunos de cinco linhas até a escola. “Será feito tudo o que for necessário para garantir o transporte”, disse o Secretário, informando que até a próxima semana será quitado um remanescente referente a combustível (Valor de R$ 13 mil, referente aos meses de novembro e dezembro de 2022).
O Secretário Jesus Batista disse ainda que o prefeito Gean Campos de Barros (MDB) determinou que todas as providencias sejam tomadas para que as aulas na Zona Rural iniciem até o dia 15 de maio. Lábrea possui mais de 68 mil km² de território, e extensões gigantescas com unidades bem próximas de Boca do Acre atendidas pelo município.
Está agendada para esta sexta-feira, 5, a visita de uma equipe de reportagem para repercutir nas redes sociais a angustia dos pais.