Trinta e cinco alunos da Escola Patronato Maria Auxiliadora participaram nesta terça-feira, 9, da sessão da Câmara de Vereadores. Os estudantes do nono ano dois foram ver na pratica a teoria aprendida em sala de aula sobre ‘Debate Regrado’. O professor de Língua Portuguesa Romilson Reis afirmou que os alunos participaram também de dinâmicas em sala de aula sobre o tema.
O ‘Debate Regrado’ reúne duas ou mais pessoas para conversar sobre duas ideias diferentes, levando argumentos que defendem suas linhas de pensamento. Para os alunos um momento importante para ver na pratica o parlamento em ação. Os vereadores destacaram a importância dos estudantes participarem de sessões. O presidente Manuel Domingos parabenizou a atitude da pedagoga Cristiane Couto e do professor Romilson pela iniciativa.
O professor Russell Lello também fez referência a participação dos alunos na sessão e apresentou um projeto de sua autoria já aprovado na Câmara ‘Jovem Parlamentar’, em 2018. O projeto consiste em estimular o aluno a produzir projetos e debates, atuando como parlamentar mirim. Samuel Mendonça mencionou a possibilidade dos vereadores visitarem as escolas. “É uma oportunidade de apresentar os trabalhos do legislativo, como funcionam os processos, trâmites, comissões e o parlamento de forma geral”, disse Samuel da Colônia.
O professor Romilson Reis, responsável pelos alunos, informou que outras duas turmas do nono ano da Escola Patronato vão participar nas próximas sessões. “Esta participação é o fechamento de conteúdo em sala de aula. A vinda dos alunos à Câmara coloca teoria e pratica frente a frente, e isso é fundamental para o aprendizado”, disse Romilson.