A Secretaria Municipal de Infraestrutura de Humaitá colocou meia dúzia de placas indicando a preferencial e apontado para o limite de velocidade da via na Rua Rio Madeira nesta sexta-feira, 12. As placas estão no cruzamento da Rio Madeira com Antero Riça, Rui Madeira com Avenida Padre José e próximo a Caixa d’água no Nova Humaitá. Segundo informações do Secretário Municipal da Seinfra o trabalho continua na terça-feira, 16.
A movimentação da prefeitura aconteceu na mesma semana que a Câmara de Vereadores dedicou um tempo maior para apontar o problema do trânsito, incluindo a sinalização como uma das soluções para diminuir o número de acidentes. No final de semana passado dois acidentes, um com vítima fatal e outro com múltiplas fraturas reacendeu as discussões em torno do assunto. Os vereadores cobram a necessidade de disciplinar o trânsito e promover ações que auxiliem na educação.
O vereador Russell Lello (PSB) fez um dos discursos mais acalorados no sentido de sinalizar o trânsito. “Eu já usei a tribuna em mais de cinco oportunidades para falar sobre sinalização, e em nenhum momento fui ouvido. Por que o prefeito não presta atenção as solicitações da Câmara”, disse Russell Lello. Segundo o vereador o prefeito não respeita o parlamento. O vereador citou o código de trânsito para atribuir responsabilidades a administração municipal.
“O artigo 90, do primeiro parágrafo do código de trânsito brasileiro diz o seguinte: ‘Determina que a sinalização de trânsito é responsabilidade do órgão ou entidade com circunscrição sobre a via’”, leu Russell Lello perguntando ao final quem é que tem circunscrição sobre uma via dentro do perímetro urbano do município.
O vereador Ley Siqueira (PL) destacou o trabalho conjunto dos parlamentares que manifestaram suas preocupações com o trânsito. “A Câmara vai continuar cobrando a sinalização em frente as escolas. Isso deve ser visto como prioridade”, afirmou Ley Siqueira. Veja na reportagem.