Na terça-feira, 6M durante a sessão da Câmara Municipal de Humaitá, o Vereador Samuel Mendonça apresentou uma Moção de Aplausos aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) que atuam no município. A iniciativa visa reconhecer e enaltecer o comprometimento e os esforços desses profissionais, que contribuíram para que Humaitá conquistasse a segunda colocação no desempenho da Atenção Primária de Qualidade (APS) no estado do Amazonas, ocupando a posição 582 no ranking brasileiro.
“A Atenção Primária à Saúde desempenha um papel fundamental na promoção do bem-estar da população, atuando na prevenção, promoção, diagnóstico, tratamento e reabilitação das doenças mais comuns. Os Agentes Comunitários de Saúde são peças-chave nesse sistema, estabelecendo um vínculo próximo com a comunidade e desempenhando um papel essencial na detecção precoce de problemas de saúde”, afirmou o vereador.
Samuel Mendonça continuou sua defesa, “Graças aos esforços incansáveis dos Agentes Comunitários de Saúde de Humaitá, o município obteve uma destacada posição no cenário estadual e nacional em relação à APS. Através de visitas domiciliares, acompanhamento de famílias e orientações preventivas, esses profissionais têm contribuído para a melhoria da qualidade de vida dos moradores de Humaitá”.
A Moção de Aplausos apresentada pelo vereador Samuel Mendonça é um reconhecimento merecido a esses agentes, que se dedicam diariamente a promover o acesso à saúde e a garantir um atendimento humanizado e eficiente à população. Seu trabalho árduo e comprometimento são fundamentais para elevar os indicadores de saúde do município e colocar Humaitá em destaque no estado do Amazonas e no ranking nacional.
O Vereador destacou durante a sessão que os Agentes Comunitários de Saúde são verdadeiros heróis, que muitas vezes enfrentam desafios e adversidades para levar cuidados de saúde às comunidades mais distantes. Sua atuação não se limita apenas à prevenção e promoção da saúde, mas também na promoção da cidadania, ao levar informações e orientações que empoderam os moradores para cuidarem de sua própria saúde.
Fonte – Assessoria