A empresa Azul Conecta estará realizando uma série de inspeções em aeroportos do Amazonas neste mês de junho. E encaminhou ofício ao Gestor do Aeródromo de Humaitá, Juan Amâncio da Silva de Souza para agendar o dia 20 de junho para realizar vistoria de ‘Safety e Security’ entre 12h55 e 13h35. Na avaliação da empresa este seria o melhor dia e horário para realizar a inspeção de segurança.
As duas palavras em inglês significam segurança. A Azul conecta Auditoria de Segurança Operacional realiza a inspeção de acordo com Juan Amâncio, geralmente para ampliar suas linhas. Uma avaliação de risco consiste na identificação dos perigos e na sua classificação quanto à sua severidade e probabilidade de ocorrência, como forma de dimensionar os riscos existentes e permitir sua comparação com um nível de risco considerado aceitável.
A visita agendada para o dia 20 de junho é uma solicitação antiga do Gestor do Aeródromo. Juan Amâncio acredita numa possibilidade grande de Humaitá voltar a receber voos comerciais. “Já estamos bem adiantados na lista apresentada pela Anac, e isso abre possibilidades para implantar voos comerciais”, disse o gestor.
Na manhã desta terça-feira, 13, o prefeito Dedei Lobo (UB), recebeu cópia do ofício encaminhada ao Aeroporto. Juan Amâncio entregou ao chefe do executivo o documento com as informações. O aeroporto Mangabal Salu Cruz não recebe voos comerciais desde 2014, quando a MPA Linhas Aéreas fazia o trecho Humaitá/Manaus.