A cidade de Tefé comemora nesta quinta-feira, 15, 168 anos de Emancipação Político/Administrativa, e recebeu o carinho do Deputado Federal, Átila Lins (PSD). O decano do Congresso Nacional usou suas redes sociais para reforçar a importância histórica, cultural, econômica e turística da Antiga Vila da Ega. Tefé é considerada a capital do Médio Solimões, disse Átila Lins. “É o portão de entrada para a reserva Mamirauá que é patrimônio natural da Humanidade tombado pela UNESCO”.
No seu nono mandato na Câmara dos Deputados, Átila Lins parabenizou os tefeenses, e destacou alguns dos políticos que ajudam no desenvolvimento e crescimento do município. “Saúdo o prefeito Nicson Marreira, vice-prefeito Preto Veloso, Deputado Estadual Carlinhos Bessa, ex-prefeito Normando Bessa, ex-prefeito Jucimar Veloso(Papi), ex-prefeito Sidônio Gonçalves, vereadores, lideranças locais e o povo de Tefé” nominou Átila Lins para desejar, saúde, paz e prosperidade à toda Tefé.
No site da prefeitura, o executivo destaca a importância geográfica do município para a região.
Tefé, o coração da Amazônia
Tefé está geograficamente localizada no centro da Amazônia Internacional.
Tefé atende as necessidades dos municípios vizinhos que não dispõe de uma estrutura do mesmo porte que esta cidade obtém.
Tefé está inserida no corredor turístico do rio Amazonas, com conexões internacionais, que envolves cidades da Colômbia como Letícia, Bogotá e Iquitos, além de cidades que envolvem a Amazônia peruana, que compõe a Amazônia Internacional, sendo destinos que atraem milhares de turistas o ano todo em cidades como Macchupichu (Cuzco) e para o Caribe.
Tefé é o portão de entrada para a reserva Mamirauá que é patrimônio natural da Humanidade tombado pela UNESCO.