A Câmara de Vereadores de Humaitá prestou homenagem na manhã desta terça-feira, 20, aos vigilantes de Humaitá. Três representantes da categoria participaram da primeira parte da sessão que destacou o trabalho e a importância da categoria. Evanei Mendonça (PP), já exerceu a função de vigilante, e falou em nome dos parlamentares para destacar toda a dedicação dos profissionais.
A categoria em Humaitá deve celebrar pelo 13º ano o Dia do Vigilante, com uma festa no Clube dos Professores no próximo domingo, 25. “É um orgulho para nós vigilantes poder comemorar nesta data. Uma categoria muito importante para a sociedade”, destacou Arimei Machado ‘Bolo’. O vigilante destacou a importância da qualificação e da CNV – Carteira Nacional de Vigilantes. Os três vigilantes na manhã desta terça-feira representaram os mais de 90 vigilantes em atividade em Humaitá e os 300 formados, residentes no município.
Segundo o CalendarR Brasil “o Dia do Vigilante foi criado na mesma data em que foi sancionada a Lei nº 7.102, de 20 de junho de 1983, que regulariza esta profissão no Brasil.
Historicamente, a profissão de vigilante como é conhecida atualmente teria surgido em meados do século XIX nos Estados Unidos. No entanto, as empresas responsáveis em treinar e oferecer esse tipo de serviço só apareceram no Brasil na década de 1960, com o crescimento das instituições financeiras no país.
Atualmente, para desempenhar a função de vigilante no Brasil, o profissional deve possuir um curso de formação e a Carteira Nacional de Vigilante”.
Ao final da homenagem Arimei ‘Bolo’ conversou com a nossa reportagem para destacar os desafios da profissão e o orgulho de ser vigilante. Veja a reportagem