O final de semana foi marcado por jogos amistosos entre o NBH e equipes da AABB e Betel. Os jogos realizados no sábado fizeram parte da programação de aniversário do projeto Novo Basquete Humaitá, salvando vidas através do esporte. Nos dois anos de existência o projeto já colocou cinco atletas em clubes de Rondônia para treinamento e jogos, e dois atletas foram para a Seleção Amazonense de basquete sub-16.
“Uma visibilidade jamais alcançada por outro projeto social dentro de Humaitá. Destaca-se ainda que o basquete tem ajudado as crianças e adolescentes dentro e fora da quadra. Há uma evolução muito grande graças a disciplina, as regras do projeto e a entrega dos alunos em cada treinamento”, disse Eliêdo Pinto Souza, coordenador técnico do NBH.
As comemorações seguiram no domingo com todos os participantes do projeto e pais reunidos na quadra do Patronato, novo endereço do NBH. Com bolo e salgados os alunos comemoraram o sucesso, os avanços e as vitórias em quadra nos amistosos do sábado. Atualmente 70 alunos estão frequentando o projeto. O número deve aumentar para 80. “Para garantir a qualidade e o aprendizado é um número ideal para trabalhar”, garantiu Eliêdo.
Ilka Santos Sampaio é colaboradora do projeto, e mãe de atleta no NBH e deve em breve assumir outras funções para ajudar ainda mais no projeto. Em conversa no programa Notícias da Amazônia, na FM 1004.9 nesta segunda-feira, 26, Ilka falou de felicidade. “Emoção, fiquei muito feliz pelos resultados do amistoso. É muito gratificante ver a evolução de cada atleta. Temos uma base que cada dia está ficando mais fortes. Este final de semana vai ficar na história e memória de cada um atleta e dirigente”, disse Ilka.
Eliêdo e Ilka destacaram o primeiro apoiador, a Farmadicas e informaram que dois anos após o início dos trabalhos agora já são nove parceiros que ajudam a manter as despesas com o projeto. “Aqui fica meu muito obrigada a todos, família NBH, parceiros, voluntários e amigos”, disse Ilka.