As Escolas da Rede Municipal de Educação em Humaitá realizaram nesta quarta-feira, 28, o Dia ‘D’ da Família na Escola. O site Notícias da Amazônia acompanhou a recepção das famílias na Escola Municipal Gilberto Mestrinho, no Bairro São Cristóvão. A gestão da escola, professores e alunos receberam os pais com apresentações artísticas/culturais. “Uma oportunidade para informar a família sobre as atividades e projetos que estão acontecendo e dar visibilidade ao que os alunos estão aprendendo”, afirmou o gestor André Leal.
Os alunos do 6º ano aproveitaram a oportunidade, e sob orientação do professor Alzemir Silva de Souza apresentaram um vulcão e um sistema de filtros. Bruna Caroline, Karen Manuele, Ana Clara, Francisco Gabriel, Helena e Liédson Victor usar isopor e muita criatividade para mostrar com a terra faz para resfriar seu núcleo. A construção do vulcão proporcionou os alunos trabalharem com as misturas químicas (bicarbonato, corante, detergente e o vinagre). Essa combinação produziu a lava.
O professor Alzemir ainda orientou a confecção de filtros para deixar água pronta para consumo. “Foram construídos dois filtros, um da maneira correta e outro não para mostrar a eficácia da ferramenta na purificação da água”, disse o professor.
“Projeto LER É UMA AVENTURA”
O projeto tem o objetivo de proporcionar o hábito da leitura, e possui um passaporte de registro de livros lidos pelos participantes. Ao receber o credenciamento do ‘passaporte’, eles podem ir até a biblioteca e retirar quantos livros quiserem. Ao ler, realizam um preenchimento da ficha de leitura, que é avaliado pelo professor Taner Pereira da Costa. Após a avaliação, é lançado no ‘passaporte’, um valor em moeda real (R$ 5,00 até R$ 50,00), conforme o grau da literatura e gênero do livro.
Os alunos acumulam esses valores, e depois de um período estabelecido entre dois meses, referente a um bimestre na escola, coloca – se um bazar, Feira de Compra, onde os leitores, com seus ‘passaportes’, poderão retirar objetos que estão na mesa de compra.
São livros, gêneros alimentícios, sapatos, roupas, relógios, bombons, sorvetes, lanches em geral. Todos os brindes são doados por patrocinadores e colaboradores ao tomarem ciência do objetivo do projeto.
No Dia D da Família na Escola, além dos pais de alunos da Escola Municipal Gilberto Mestrinho acompanharem as apresentações artísticas/culturais também conheceram de perto estes dois projetos desenvolvidos pelos alunos. Este dia reforça a importância da interação e integração dos pais na vida escolar. A atividade marcou o último dia de aulas no primeiro semestre. Os alunos da Rede Pública Municipal e Estadual entraram em recesso, retornando em 10 dias.