A Organização das Nações Unidas estabeleceu em 1987 o dia 26 de junho como Dia Internacional de Combate às Drogas. O tema mobilizou alunos, professores e sociedade do Distrito de Santo Antônio do Matupí. O policiamento do Distrito com apoio do 4º BPM – Batalhão de Polícia Militar de Humaitá realizaram dois dias de palestras em alusão ao Dia Internacional de Combate às drogas.
Através de solicitação da gestora da Escola Estadual de Santo Antônio do Matupí, Maria Aurilene e da pedagoga Rosinéia o comandante do policiamento no 180, 2º Sargento PM Sá acionou o 4º BPM. O Comandante da Polícia Militar em Humaitá, Major Saif designou a 3º Sargento PM Christine, instrutora do Proerd para a missão.
Nos dias 26 e 27 de julho as palestras foram direcionadas aos alunos dos três períodos com foco na conscientização e consequências do uso de drogas. As palestras foram acompanhadas pelos alunos e professores da Escola Estadual do Matupí e da Escola Municipal Dom Pedro II. As palestras ministras pela sargento Christine contaram com o apoio do Sargento Sá e do Cabo Ricardo Andrade.
“A prevenção continua sendo o melhor caminho para não deixar nossos jovens em contato com as drogas. Outro ponto destacado nas conversas são as escolhas que devemos fazer. A boa escolha elimina o risco de contato com as drogas”, afirmou o Comandante do Policiamento no Distrito de Matupí, agradecendo ao comando do 4º BPM pela parceria e apoio.