O Distrito de Realidade, distante 100km de Humaitá comemorou no final de semana mais um ano de implantação. Aconteceu no sábado e domingo o velocross, reunindo apaixonados pela moto velocidade de toda a região. A cantora gospel Tângela Vieira se apresentou num culto de Ação de Graças, realizado todos os anos pela família Carioca naquele distrito. As apresentações foram no sábado ao ar livre enfrente ao Material de Construções Carioca, e no domingo na Igreja Assembleia de Deus.
Realidade tem sua força econômica no primeiro setor com a produção de leite, carne, além de frutas da região com destaque especial para banana. E nos últimos três anos está se apresentando como uma alternativa muito forte a produção de café. A Associação dos Moradores e Cafeicultores do Distrito de Realidade vem apresentando números importantes com a produção de mais de duas mil sacas de café. Segundo informações da Associação Realidade já possui mais de um milhão de pés de café plantado.
A produção de café vem se tornando uma boa fonte de renda para pequenos e médios produtores. O trabalho do presidente da Associação, Norberto Laurent ‘Pacu’, tem aproximado alguns agentes públicos importantes para fortalecer a nova matriz econômica da região. O deputado Estadual, Delegado Péricles, investiu emendas impositivas para aquisição de um secador e uma máquina de pilar. “Isso tem ajuda no beneficiamento dos grãos. O parlamentar também abriu o mercado de Manaus para aquisição da produção. Agora uma máquina empacotadora, este equipamento vai abrir novas frentes de trabalho”, disse Pacu.
O presidente da Associação dos Moradores e Cafeicultores do Distrito de Realidade falou das demandas para garantir a produção que vão da necessidade de uma rede elétrica que vai ativar o poço artesiano e garantir o beneficiamento da produção. Infraestrutura com estradas adequadas e a legalização das propriedades. Com o documento é possível vender, produzir e transportar o produto comenta o dirigente. “Atualmente temos um grupo gerador fornecido pela prefeitura que já não consegue atender todas as necessidades na região”, afirma Pacu.
Veja a reportagem com imagens impressionantes da produção de café no Distrito de Realidade.