O Sistema de cidades inteligentes não é um tema novo, e já foi discutido na Assembleia Legislativa por iniciativa do Deputado Estadual João Luiz (Republicanos). O deputado presidente da Frente Parlamentar Brasil/Amazonas/China da Assembleia Legislativa apresentou o assunto para empresários, autoridades e startups na Fecomércio – Federação do Comércio do Amazonas.
O presidente da Ibrachina Instituto Cultural Brasil China. Thomas Law. Homenageado na Aleam, na sexta-feira, 7, realizou uma palestra sobre o assunto. As cidades inteligentes são municípios comprometidos com o Desenvolvimento Urbano e a Transformação Digital sustentáveis em aspectos econômicos, ambientais e sócio cultural, disse Thomas Law. Law apresentou soluções de melhorias para pessoas em cidades pequenas, médias e grandes com as experiências de Medelin e Nova York para debate.
“O resultado é visível na qualidade de vida das pessoas. E no Brasil cidades de Alagoas, Paraná e São Paulo já utilizam o sistema”, afirmou o Deputado João Luiz. “Todos os anos vamos promover este debate de cidades criativas e inteligentes. O tema agora deve ser debatido junto ao Governo Estadual para conhecer os incentivos”, pautou João Luiz.
O deputado analisou a possibilidade de utilizar mecanismos já existentes no estado com a Sedect e Prodam para discutir, viabilizar e construir um projeto exequível no Amazonas. “É preciso investir em pessoas e o primeiro passo é a educação para conscientização resultado em maior proatividade. Os intercâmbios são fundamentais”, alertou João Luiz agradecendo ao presidente do Ibrachina e o presidente da Fecomércio pela discussão do tema.