O contramestre Sávio do Grupo de Capoeira Senzala definiu esta semana uma parceria com o vereador Dr. Ubiratã. A parceria vai viabilizar a instalação de uma escolinha de capoeira para crianças, jovens e adultos de forma gratuita. “Eu conheci o projeto e acredito na força do esporte como instrumento de interação, formação e inclusão”, disse o vereador Dr. Ubiratã.
O humaitaense Domingos Sávio Rodrigues Pereira estará à frente do projeto ampliando um trabalho que desenvolve em Humaitá desde 1999. O contramestre trabalhou no Centro do Menor, local que deu visibilidade e fortaleceu a capoeira em Humaitá. “Eu trabalhava de forma remunerada no Centro e a noite dava aulas de capoeira de forma voluntária. As portas foram se abrindo e a capoeira chegou às escolas, associações, clubes em 2010 na APAE”, disse Sávio. Na APAE o trabalho com pessoas com deficiência tem se mostrado uma das oficinas com maior benefício para os atendidos. “No núcleo da APAE são 62 alunos que tem alcançado resultados positivos e tem uma aceitação imensa”, destaca o contramestre de capoeira.
Ao longo de mais de duas décadas a capoeira chegou a centenas de crianças, jovens, adultos, idosos e pessoas com deficiência. “Uma das prioridades do nosso trabalho é justamente atender pessoas em área de maior vulnerabilidade social”, disse Sávio. O contramestre já formou oito professores, 16 instrutores, incluindo um na categoria pessoa com deficiência, fruto da chamada capoeira inclusiva.
O formado Corda Marrom, Contramestre Sávio do Grupo de Capoeira Senzala está sob a coordenação do Mestre Pavão de Rio Branco do Acre. Atualmente atende na academia alunos a partir de cinco anos de idade de segunda à sábado. Os treinamentos são na Marechal Deodoro, ao lado do fórum. “E agora vamos iniciar este projeto com o vereador Dr. Ubiratã. As aulas vão beneficiar todas as faixas etárias com aulas gratuitas”, frisou o contramestre.
“Fico feliz em ajudar a continuar esta história de sucesso da capoeira em Humaitá. Na visita que fiz ao projeto esta semana pude entender a importância do esporte na vida e para a vida das pessoas”, finalizou Dr. Ubiratã. “Nos próximos dias vamos divulgar as maneiras de acesso ao projeto”, contou Sávio.