O período de calor não tem dado folga aos Bombeiros do 2º Pelotão Destacado Bombeiro Militar de Humaitá. Em menos de 15 dias dois incêndios a residências foram registrados no Bairro São Domingo Sávio e Nova Humaitá. O primeiro provocado por vazamento de gás e o segundo de causas ainda desconhecidas. “Conseguimos extinguir o fogo em ambos. Na residência desta quarta-feira, 2, a construção mista (cimento e madeira) foi determinante para alastrar o fogo”, relatou o comandante dos bombeiros em Humaitá, 2º Tenente QOABM Marildo Dantas Ximenes.
O 2º PDBM tem atendido diariamente incêndios em áreas de vegetação. O comandando solicita a comunidade que evite colocar fogo em lixo acumulado. “As fagulhas podem atingir uma área de vegetação seca e provocar incêndios de grandes proporções”, afirma o 2º Tenente. Sobre o lixão uma operação conjunta do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Exército do 54º BIS, Prevfogo conseguiram controlar.
Orientações
“Em caso de suspeita de vazamento de gás o morador deve abrir todas as janelas e portas para arejar o máximo possível o ambiente, em seguida levar a botija para um ambiente externo evitando assim qualquer risco de explosão“, informa Marildo Dantas.
O calor excessivo pode provocar super aquecimento na fiação elétrica. “A fiação antiga, associada ao uso contínuo aquece a rede e isso também pode provocar sinistros”, falou o comandante do 2º PDBM ao site Notícias da Amazônia.
O efetivo do 2º Pelotão Destacado Bombeiro Militar tem atendido as ocorrências, e conta neste período com o reforço dos bombeiros da Operação Aceiro que atua na região. “Esse reforço tem sido importante para atender todas as ocorrências. São focos de incêndio diários em vegetação na zona urbana e rural”, disse o comandante Marildo Dantas agradecendo ao Capitão Renê
Segundo o secretário Municipal do Meio Ambiente, John Auler há pequenos focos em alguns locais. “Estamos realizando rescaldos pela parte da manhã e à tarde”, disse o secretário que agradeceu o apoio do Exército, Prevfogo, bombeiros e Secretaria de Infraestrutura. “Um trabalho em parceria com a Secretaria de Meio ambiente. Esperamos que até sábado termine”, falou John Auler.
Há esperança de chuvas na região. Ontem a chuva caiu no Ipixuna e no Apuí, e nesta quinta-feira as nuvens começaram a se formar mais cedo. “Esperamos que Humaitá possa ser contemplado com uma boa chuva também”, finalizou o secretário de Meio Ambiente.
😢