“Iniciamos com o cadastramento das famílias que vão receber as casas do programa Minha Casa Minha Vida. Estamos oferecendo atendimento médico e odontológico através do Brasil Sorridente”, informou Dedei Lobo. O Programa Prefeitura em Ação foi retomado nesta quinta-feira, 10, em Humaitá. O prefeito Dedei Lobo (UB) foi ao Distrito de Auxiliadora e Lago do Uruapiara com equipes de saúde, assistência social, educação e infraestrutura.
O prefeito confirmou as cirurgias de cataratas para a segunda quinzena de setembro. “Estamos realizando a triagem na região”, disse o chefe do executivo. O chefe do executivo anunciou ainda médico 20 dias (atualmente são 15 dias) e a implantação de um laboratório de análises clinicas no Distrito de Auxiliadora.
Dedei Lobo na abertura oficial do programa em 2023 escolheu a zona rural para realizar o primeiro Prefeitura em Ação. A comunidade de Jacunda e com 79 famílias, quase 500 moradores recebeu a comitiva do prefeito na quinta-feira, 10. Seis vereadores, secretários municipais e equipes técnicas da saúde, educação, assistência social, infraestrutura e segurança pública acompanharam o prefeito.
Falando no Centro Social da Comunidade de Jacunda o prefeito adiantou a construção do novo local para reuniões. “Estamos confirmando uma casa de farinha e vamos perfurar mais poços artesianos”, disse o prefeito. Dedei ainda comentou sobre o subsídio que a prefeitura dará a produção ao extrativismo vegetal. “O projeto já está na Câmara e vai acrescentar R$ 3,00 (três reais) ao preço pago ao produtor. Somados aos R$ 2,00 (dois reais) pagos pelo Estado vamos valorizar a produção da borracha nativa”, contou o Dedei Lobo.
O prefeito conversou com a comunidade garantindo que no final de agosto as máquinas vão repetir o trabalho realizado em 2022, garantindo trafegabilidade nas vicinais.
Na sexta-feira, 11, o prefeito esteve nas comunidades do Centenário e Cristo Rei região do Lago Uruapiara. O Prefeitura em Ação realizou a entrega de 750 cestas básicas na região. À noite a mesma ação se repetiu no Distrito de Auxiliadora.
No Distrito Dedei Lobo confirmou a presença da polícia, definida em parceria com 4º BPM – Batalhão de Polícia Militar de Humaitá. Auxiliadora vai receber um conjunto com 25 casas populares. “Isso é inédito em regiões do interior. As casas do projeto Minha Casa Minha Vida vão dar dignidade às pessoas, e a construção vai utilizar mão de obra local, gerando emprego e renda para todos”, afirmou o prefeito.
Em parceria com a Semed e Cetam o Distrito de Auxiliadora recebeu um laboratório de informática. Dez computadores foram entregues e outros 10 serão encaminhados para ampliar o programa de informática para alunos e a comunidade. “Este projeto já existe na Balsa Escola, no Distrito de Realidade, agora em Auxiliadora e vamos implantar também para as comunidades do Uruapiara”, garantiu Dedei Lobo.
MINHA CASA MINHA VIDA
A prefeitura alimentou o sistema do Governo Federal até quarta-feira, 9, garantindo 50 casas para o interior. Quatro famílias da Comunidade de Jacunda foram contempladas, sete no Centenário, oito na Comunidade de Cristo Rei e as demais ficam nas adjacências. Dedei Lobo confirmou na sexta-feira, 11, o primeiro conjunto habitacional na zona rural. “Isso é inédito. Vamos construir no Distrito de Auxiliadora. São 25 casas“, disse Dedei. A relação das famílias já está com a Assistência Social de Humaitá.
O projeto ainda prevê 150 casas populares para Humaitá que vão formar o Conjunto Rio Marmelos, próximo à Avenida Ailton Neves. “A equipe técnica ainda não divulgou as condicionalidades para acesso às casas. Sabemos que os interessados devem estar com o NIS – Número de Identificação Social e ter renda per capita de até dois salários mínimos”, informou Jhonatan Maciel, Coordenador Habitacional do programa em Humaitá.
REPORTAGEM
Abaixo apresentamos a primeira parte de uma série de reportagens que vai apresentar o Distrito de Auxiliadora e o Lago do Uruapiara. Os desafios da saúde, o cadastramento social e as competições que vão movimentar o esporte naquela região. Na reportagem de hoje destacamos o Prefeitura em Ação e o projeto de lei que vai subsidiar a produção de borracha natural, uma das atividades econômicas que movimenta a região.
Outras reportagens você terá aqui no site Notícias da Amazônia que acompanhou a comitiva na abertura do ‘Prefeitura em Ação’ no interior de Humaitá. Você está convidado ao longo da semana para acompanhar matérias inéditas desta viagem que percorreu mais de 1.500km no Rio Madeira e lagos da região.