Na visita ao interior de Humaitá na última semana o prefeito Dedei Lobo e seis vereadores anunciaram a subvenção econômica a produtores de borracha natural no município. O projeto de Lei 011 do Gabinete do Prefeito deu entrada na quarta-feira, 9, na Câmara, e tramita nas comissões. Acredita-se que este projeto possa entrar em votação nesta terça-feira, 15, na sessão da Câmara.
“Um dos objetivos é estimular a comercialização nacional. A subvenção corresponderá à diferença entre os preços de referência das borrachas nacionais e os dos produtos congêneres no mercado internacional, acrescidos das despesas de nacionalização”, afirmou Dedei Lobo. O presidente da Câmara Manuel Domingos afirmou que o projeto será colocado em pauta nesta terça-feira.
A reportagem conversou com o senhor Roberval Bezerra da Silva, presidente da Associação de Produtores de Borracha do Uruapiara. “Hoje temos produção e um contrato para os próximos 10 anos com uma empresa francesa. O projeto em discussão vai incentivar a produção e garantir um preço justo ao produto”, afirmou Roberval.
O prefeitura em Ação aconteceu na região do Lago do Antônio e no Distrito de Auxiliadora, além do prefeito Dedei Lobo, Secretários Municipais de Assistência Social, Educação e Saúde contou com as presenças dos vereadores: Manuel Domingos, Dr. Jorge André, Dr. Valdeir Malta, Samuel da Colônia, Evanei Mendonça e Paizinho.
Veja na reportagem o que dizem o presidente da Câmara de Vereadores, Manuel Domingos e o senhor Roberval que traça um histórico de lutas em favor da produção de borracha, e acredita que Humaitá poderá produzir até 40% da produção nos tempos áureos da borracha.