O vice-presidente da Cooperativa Habitacional do Amazonas, entidade responsável pelo programa Minha Casa Minha Vida no Estado tirou duvidas dos vereadores de Humaitá nesta terça-feira, 15, durante a sessão na Câmara. Ariones da Silva está em Humaitá há mais de 10 dias, e participou do cadastramento e sorteio das 50 casas populares na região do Lago do Uruapiara e Distrito de Auxiliadora. “Os documentos já foram encaminhados no modo digital e vamos entregar no modo presencial nesta quarta-feira, 16, na Caixa Econômica Federal em Manaus”, disse Ariones.
A Cooperativa trabalha em conjunto com a Secretaria Municipal de Assistência Social e anunciou durante sessão na Câmara e participação no programa Notícias da Amazônia na FM 104.9 que o cadastramento para a cidade começa na segunda-feira, 21. “Vamos iniciar os cadastramentos a partir de segunda-feira, 21, na quadra do CRAS a partir das 7h30. Serão distribuídas 100 senhas por dia e esse processo segue até sexta-feira, 25”, informou Ariones.
Os parlamentares de Humaitá apresentaram uma série de dúvidas todas sanadas a partir das portarias 741 e 742 do Ministério das cidades. As portarias divulgadas em 23 de julho “dispõe sobre as regras e os requisitos para o processo de seleção de propostas, no exercício de 2023, destinadas à provisão subsidiada de unidades habitacionais novas e à melhoria habitacional em áreas rurais, integrantes do Minha Casa, Minha Vida – MCMV Rural”.
De acordo com Ariones da Silva a execução das obras é coordenada pela Cooperativa Habitacional, e devem começar entre dezembro de 2023 e janeiro de 2024. “Uma das exigências da cooperativa é que a empresa responsável utilize mão de obra local, tanto na cidade quanto no interior”, disse Ariones. O Estado do Amazonas terá direito à 2.778 casas, segundo a portaria e 200 serão construídas em Humaitá. “Esta é uma conquista política”, destacou Ariones. “O município fez o seu papel e o prefeito Dedei Lobo soube articular e se antecipou à outras cidades”, concluiu. A contrapartida da prefeitura será a doação do terreno.
Na FM 104.9, durante entrevista Ariones divulgou os documentos necessários para inscrição. A pessoa deve estar inscrita no CadÚnico e NIS atualizado, levar xérox de RG, CPF, comprovante de residência e uma foto 3×4. Se for casado levar os documentos do cônjuge (RG e CPF). Os interessados devem ter renda per capita de até dois salários mínimos (R$ 2.640). Após o processo de inscrição as equipes da Assistência Social farão uma visita técnica para verificação das informações.
“Os cadastros serão encaminhados à Caixa Econômica Federal que indicara de acordo com critérios estabelecidos as 150 famílias que terão direito as casas populares, e ainda fará um cadastro de reserva de 30 famílias”, disse Ariones. Toda esta parte burocrática deve se estender até outubro de 2023.
Os secretários de Assistência Social, Emanuel Rodrigues ‘Emano’ e de Gabinete, Jhonatan Maciel estiveram no programa Notícias da Amazônia. Jhonatan foi nomeado coordenador habitacional em Humaitá para acompanhar todo o processo. “Vamos divulgar até o final de semana como serão distribuídas as 100 senhas diárias. No total teremos 500 famílias cadastradas”, disse Jhonatan. Emano já pensa na logística para atender os cidadãos na próxima semana. “Aguardem vamos divulgar todas as informações até sexta-feira, 18”, disse Emano.
Assista a entrevista com Ariones da Silva ao site Notícias da Amazônia.
O que precisa pra fazer o cadastro?
Favor ler a matéria
É muito importante pra todos as pessoas que não tem sua casa
👏👏👏👏👏👏
Poxa tenha uma filha que tem paraleçia celebral e mais 6 crianças não trabalhou morou alugada preciso muito dessa casa mim ajuda pega uma ficha
Preciso de uma casa por que não tenho casa,moro de aluguel, e tenho 2 filhas, tô desempregado
👏👏
👍
E se a pessoa não receber nem se quer um salário mínimo, como vai ser ?
E se a pessoa não receber nem se quer um salário mínimo, como vai ser ? Tem pessoas que vive apenas do bolsa familia
Preciso tanto de um casa,acho que tem que ver bem as pessoas cadastradas, e ver quem realmente precisa, porque tem gente que só quer pra vender
Sim
Preciso de uma casa ppr favor
Mim ajuda pega uma ficha por favor não tenha como chegar sendo tenho uma finha com paraleçia celebral
Uma grande oportunidade para quem sonha em sua casa propria.
gamavitoriagama40@gmail.com
Minha casa, minha vida🙏❤️
Espero em Deus, conseguir
🙌🙌
Obrigada, pela oportunidade de ter minha casa própria 🙌
Oportunidades que serão realizadas, em nome de Jesus
Deus agi na hora certa
obrigada pela oportunidade de ter minha própria casa!
Obrigada pela oportunidade de conquistar minha própria casa
Queria uma casa
Rua Amazonas
Bairro São Domingos Sávio
Número 1213
Não tenho onde morar preciso de um teto.
Vou ficar muito agradecido com essa casa.
No meu ver tem gente que pega casas só para vender ..olha oque está acontecendo no co junto. Rio madeira .pegaram só p vender
Eu tenho direito de uma casinha ou não. Vivo só do auxilio doença
Meu nome rosinete estou precisando de uma casa pq eu tenho minha família mais eu moro como minha no quarto pequeno tenho duas filhas no meu quarto eu tenho fogão uma cama um quanda roupa pequeno um geladeira tudo dentro desse quarto pequeno e muito quente minha filha tem 2 anos e outra tem 11 anos eu preciso muito mesmo ter meu lá sim Deus quiser eu vou ser abençoada pela uma casinha em nome de Jesus