O motor de energia que deveria dar sustentação ao palco apresentou problemas técnicos nos primeiros dez minutos de atividade. A equipe de manutenção foi acionada e resolveu o problema. A Organização e equipe técnica atuaram rapidamente, e a solução foi ligar todo o sistema a rede elétrica que suportou a carga. Com o início do festival os Filhos da Selva deram voz aos Povos Indígenas de Humaitá e a apresentação não sofreu nenhuma interferência.
“Uma apresentação limpa com todos itens sendo apresentados e a mensagem de preservação e conservação sendo destacada a cada evolução”, foi o que disse Erick Souza, diretor de artes do grupo durante transmissão ao vivo do evento.
O Fogo Azul, segunda agremiação a se apresentar chegou defendendo a inclusão: Amazônia Floresta o Grito da Vida. Com as cores azul e branco em evidência a nação iniciou uma apresentação que empolgou o público. Ainda primeira parte da apresentação um acidente com uma das alegorias trazida à arena por um guindaste paralisou a noite que deveria ser de festa.
A moça que vinha na alegoria caiu, e rapidamente foi atendida pela equipe de pronto atendimento. Encaminhada ao Hospital Regional de Humaitá foi submetida ainda de madrugada a todos os exames de imagem disponíveis no município. A equipe médica identificou apenas luxações e fraturas na mão direta e costela. A integrante do Fogo Azul continua em observação no Hospital Regional. “Não ha necessidade de intervenção cirúrgica”, afirmou o ortopedista do HR. O incidente acabou com o clima para a sequência das apresentações.
COMO FICA
A uma equipe composta por três pessoas, responsável por observar a cumprimento do regulamento e das apresentações está reunida neste momento para definir a sequência do Festival. Extraoficialmente as quadrilhas devem se apresentar normalmente neste sábado, 26, os três bois vão se apresentar no domingo, 27, tudo na arena do Parque de Exposições Dr. Renato. “Até o inicio da tarde a programação deve ser confirmada”, informou Ronald Siqueira, Secretário Municipal de Cultura e Turismo de Humaitá.
PROVIDENCIAS
Segundo o Secretário de Cultura a rede elétrica que havia sido revisada, está sendo reforçada neste sábado, e será a principal fonte de energia para o palco, e o motor será o plano B, para evitar atrasos nas apresentações. “Estamos trabalhando para oferecer as agremiações a melhor estrutura e assim termos uma noite de alegrias a belas apresentações”, disse Ronald Siqueira.
A coordenação, e as equipes de manutenção e fiscalização trabalham neste momento no Parque de Exposições.