A prefeitura de Humaitá, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, CREAS, CRAS e parceiros realizou uma série de atividades ao longo do mês de agosto para conscientizar a sociedade no combate a violência contra a mulher. Segundo levantamento da Delegacia Interativa de Humaitá, repassado pela Coordenadora do CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social, Alexsandra Moraes Neves em 2022 foram registradas 15 prisões por crimes contra a mulher em Humaitá.
“Em 2023 este número aumentou 40%. Foram realizadas até o inicio de agosto 21 prisões pelos mesmos crimes. Isso significa que mais mulheres estão denunciando abusos, maus tratos. Acreditamos que isto é resultado da campanha de conscientização. O desafio aqui é empoderar a mulher”, afirmou Alexsandra.
Durante todo o mês o CREAS realizou palestras nas escolas, panfletagem nas ruas de Humaitá. Também foram utilizadas as redes sociais e as emissoras de rádio para ampliar o público impacto com as informações. “Em parceria com a Delegacia Especializada estamos chegando também no interior com ações em Cristolândia, Distrito de Realidade”, completou Alexsandra.
O Secretário Municipal de Assistência Social, Emanuel do Nascimento Rodrigues ‘Emano’ destacou o trabalho em parceria com outras pastas da municipalidade. O secretário também lamentou o registro de homicídio no final da noite de quarta-feira, 30, em Humaitá. “Uma mulher de aproximadamente 30 anos. Infelizmente a violência está em todos os lugares, e contra este tipo de violência que Agosto Lilás realiza ações”, disse Emano.
O Agosto Lilás foi encerrado com uma caminhada que recebeu profissionais da Assistência Social, Saúde e Educação, sociedade e os acadêmicos da primeira turma der direito a UEA. Com faixas e cartazes a caminhada seguiu até a Orla de Humaitá.
Veja a reportagem