O vereador Dr. Valdeir Malta tomou conhecimento sobre o relatório da Polícia Federal e os detalhes da Operação Draga Zero, pela mídia nacional, realizada nas águas do Rio Madeira na segunda quinzena de agosto. O parlamentar comentou na sessão da Câmara desta terça-feira, 12. Foram destruídas 302 balsas com prejuízo superior a R$ 25 milhões para os garimpeiros.
O relatório aponta a destruição das embarcações sem resistência, nenhuma arma ou munição apreendida. Nenhuma resistência registrada e nenhuma ameaça aos agentes do governo. “Registro isso para dizer que aqui não há bandidos, como são taxados nossos garimpeiros. São pais de famílias, trabalhadores que perderam inclusive suas casas”, disse Valdeir Malta.
O vereador destacou ainda que o relatório não aborda o prejuízo ao meio ambiente. “A destruição das balsas, que também são casas para os extrativistas familiares deixou um rastro de destruição ao meio ambiente. A poluição das águas com combustível e a morte de muitos peixes”, frisou Dr. Valdeir Malta.
AUDIÊNCIA PÚBLICA
O parlamentar afirmou que a audiência pública aprovada pelos vereadores para o dia 27 de outubro será uma oportunidade importante de mostrar a diferença entre o extrativismo predador e o trabalho familiar exercido ao longo do Rio Madeira. “Devemos apresentar a nossa realidade, as particularidades deste trabalho que é de subsistência, e importante para a economia local”, defendeu Dr. Valdeir Malta.
Veja o discurso na íntegra.