Agricultores da Associação Solidariedade do Amazonas (ASA), que desenvolvem a cultura do café em Silves (a 203 quilômetros de Manaus) e contam com o apoio do deputado estadual João Luiz (Republicanos), por meio de emendas parlamentares participaram nesta quinta-feira, 14, do Workshop Cafeicultura no estado do Amazonas: Avanços e Perspectivas.
O debate desenvolvido por pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e agricultores do estado aconteceu no Auditório Sumaúma, na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), localizada na Zona Leste de Manaus.
“Estamos contribuindo com os agricultores de Silves, com o desenvolvimento do café de forma sustentável e divulgando que o Amazonas é um ótimo estado para economia e produção do café sem derrubar a floresta Amazônica”, disse o deputado João Luiz, que ressalta ter destinado mais de R$ 600 mil, em emendas parlamentares para a cultura do café no Amazonas.
O presidente da ASA, o agricultor Roque Lins informou que a produção de café no município de Silves não agride o meio ambiente e que a associação está trabalhando com a mais alta tecnologia em cafés especiais.
“As emendas parlamentares do deputado João Luiz têm fomentado o desenvolvimento da associação, onde 34 famílias são beneficiadas com a agricultura familiar cafeeira”, explicou Roque Lins.
O pesquisador Marcelo Curitiba, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) afirmou que o evento ocorreu para chamar toda a cadeia produtiva de café no estado do Amazonas.
“O workshop ocorreu para debatermos quais os principais problemas da cafeicultura no Amazonas e como vamos solucionar esses problemas. Estamos muito satisfeitos de fazer esse trabalho com a associação (ASA), principalmente, o Roque e a Vanda, que foram os pioneiros do movimento do café no Amazonas”, disse Curitiba.
Fonte – Assessoria