A primeira turma de Direito da UEA – Universidade do Estado do Amazonas – de Humaitá realiza nesta sexta-feira, 29 a I Semana Jurídica. Os acadêmicos querem mobilizar cursos de Direito com o intuito de promover um tema de importância singular: “A responsabilidade civil em razão dos danos ambientais provocados pelas queimadas ilegais de lixo doméstico em Humaitá/AM”.
O evento acontece no auditório da UFAM – Universidade Federal do Amazonas, na 29 de agosto, a partir das 19h. Será realizado uma mesa redonda com a presença de autoridades locais. “Vamos apresentar leis e ouvir a demanda para despertar a noção de responsabilidade social”, afirmou o acadêmico João Victor no programa Notícias da Amazônia na FM 104,9, nesta quinta-feira, 28. Os diversos órgãos que atuam em Humaitá estão convidados.
A mestre em Direito Ambiental, Jane Silva da Silveira, também participou do programa de rádio, e adiantou que o assunto é importante para o início de uma mudança de cultura. “A queima de lixo doméstico acontece, infelizmente em muitos locais, mas é necessário entender que os danos a saúde são enormes. Temos direitos e deveres. O evento pretende apresentar dados que buscam conscientizar a sociedade”, disse a professora.
O auditório da UFAM, na 29 de agosto tem capacidade para 110 pessoas, e as inscrições estão abertas gratuitamente. Para os ouvintes, será disponibilizado certificado de 10 horas gratuitamente, através da plataforma Sympla.