O chefe do executivo municipal autorizou mais 110 cirurgias de cataratas e pterígio em Humaitá. O mutirão iniciado na quarta-feira, 4, através de emenda parlamentar do Deputado estadual Abdala Fraxe apontou uma demanda reprimida no município. A equipe de oftalmologistas realizou mais de 500 consultas, e na triagem foi possível identificar a necessidade de mais cirurgias para atender a demanda, afirmou o oftalmologista responsável Alex Adorno.
Através da emenda parlamentar 200 cirurgias serão realizadas. “A demanda é muito grande. Devolver a visão é tirar das trevas pessoas que estão há tempos com a visão comprometida parcialmente ou total. O município de Humaitá definiu com a equipe e será possível atender o número excedente de cirurgias”, afirmou o prefeito dedei Lobo. O prefeito visitou o Hospital Regional na manhã desta sexta-feira, 6, para acompanhar os exames pós-cirurgias realizados pela equipe de Manaus.
“É uma alegria muito grande ver a felicidade de pacientes e familiares com o resultado. Há uma demanda muito grande. Já realizamos mais de 1600 cirurgias deste tipo e vamos continuar investindo na saúde dos humaitaenses”, acrescentou dedei Lobo.
A Secretária Municipal de Saúde, Sara Riça, confirmou que as cirurgias pagas pela prefeitura de Humaitá serão realizadas ao longo deste sábado, 7. “Já definimos com a equipe, e as novas cirurgias vão acontecer neste final de semana. Não haverá a necessidade de aguardar o novo mutirão”, afirmou a Secretária.
Veja a reportagem