A Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) realizou nesta segunda-feira, 16, a Sessão Especial em Homenagem aos Fisioterapeutas do Programa RespirAR da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), no auditório Belarmino Lins do Poder Legislativo, por meio de propositura do deputado estadual João Luiz (Republicanos).
“Esse programa nasceu naquele momento que o Amazonas atravessou a pandemia. Essa homenagem hoje é para os fisioterapeutas que ficaram na linha de frente, onde não mediram esforços. Hoje o RespirAR conta com fisioterapeutas, educadores físicos, nutricionistas e outros profissionais que fazem esse programa ser um sucesso no Amazonas”, disse o deputado João Luiz.
O secretário de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), Jorge Oliveira, que representou o governador Wilson Lima, afirmou que o RespirAR é um programa de governo e reconhecer trabalho desses fisioterapeutas é muito importante para o estado.
“Quero agradecer o deputado João Luiz, pois reconhecer esses profissionais é de extrema importância para o programa. Também quero agradecer ao Dr. Anoar Samad, secretário de Estado de Saúde (SES), que está conosco dentro do RespirAR e o governador Wilson Lima”, afirmou o secretário Jorge Oliveira.
A Sessão Especial também contou com a presença do professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Dr. Pedro Porto, sargento Elaine Barros, fisioterapeuta do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), diretor-presidente da Fundação Manaus Esporte (FME) Francisco Alexandre Sampaio, representando o prefeito de Manaus, David Almeida, professora Natália Alves coordenadora do curso de fisioterapia da Faculdade Mathias Machline e Delegada do Conselho Regional de Fisioterapia, Ana Cláudia Rolim.
Indicativo
O RespirAR é um indicativo do deputado João Luiz ao governador Wilson Lima, que virou uma política pública de sucesso na pandemia e pós-pandemia no estado do Amazonas. Por meio do programa mais de 300 mil pessoas foram atendidas.
Por meio de requerimento, o deputado João Luiz também indicou ao governador Wilson a renovação dos contratos dos profissionais fisioterapeutas que atuam no RespirAR.
Reconhecimento
O RespirAR recebeu a visita da Organização Mundial de Saúde (OMS) e foi objeto de estudo científico na Universidade de Portugal.
Fonte – Assessoria
Foto – Mauro Smith