O prefeito de Humaitá, Dedei Lobo (UB) reuniu secretários municipais, instituições parceiras (Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal), Defesa Civil e servidores para definir as ações de enfrentamento a estiagem e seca no município. “Já começamos os trabalhos com perfuração de poços artesianos em comunidades ribeirinhas (Laranjal) e vamos intensificar outras ações com a Assistência Social, Saúde e Educação”, afirmou o prefeito. Os vereadores Antônio Carlos ‘Totinha’ e Dr. Jorge André participaram da reunião no auditório da prefeitura de Humaitá.
A Defesa Civil realizou visitas as comunidades ribeirinhas para traçar o Plano de Ações. “Comunidades isoladas, muitas sem acesso a água potável ou com dificuldades para chegar à fonte. Foi constatado a dificuldade de alunos para acessar o transporte. O transporte fluvial não chega a muitos locais, obrigando os estudantes a caminhar em locais onde havia água”, as informações constam no relatório da Defesa Civil do município.
“Vamos atender de forma imediata os nossos ribeirinhos. Estamos vendo os poços artesianos, que não estão contemplados pelo Governo Federal, aquisição de bombas para puxar água, cestas básicas e a contratação de rabetas, uma maneira de chegar a estas comunidades com o auxílio”, afirmou Dedei Lobo. “O Governo Municipal e o Governo estadual estão presentes”, reforçou o prefeito que fez um apelo para que a população ajude neste momento.
Em conversa com o site Notícias da Amazônia o prefeito comenta as ações imediatas para atender aos ribeirinhos e fala da viagem à Brasília.