O doutor Vairton Radmann, professor da UFAM está em Humaitá realizando um dia de campo sobre a Cultura do Açaí. O experimento é com a cultura do Açaí BRS Pará. “Estamos avaliando doses de NPK com e sem irrigação, número de plantas por cova. Será feita análise de solo, avaliação do tecido foliar da planta. E começa hoje o experimento com plantas de cobertura para avaliação do manejo e resposta destas plantas para definir nutrientes e nitrogênio”, disse o professor Vairton.
Doutor em Manejo e Conservação do Solo e da Água, Vairton Radmann é o coordenador do projeto que em Humaitá avalia 18 hectares na Agropecuária Rossato. O projeto executado pela UFAM tem financiamento da Fapeam e apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação.
O prefeito Dedei Lobo participou da atividade na manhã desta quinta-feira, 26, na Agropecuária Rossato. “Aqui é o açaí de touceira, uma espécie que vem do Pará. Através deste experimento vamos ter um manual de produção do açaí no município de Humaitá. Através do município ne do Estado vamos estender até o agricultor”, disse o prefeito.
O prefeito agradeceu a parceria com a universidade e ainda falou para os futuros profissionais do setor. “A produção desta cartilha é importante e o trabalho de cada um aqui (alunos do IFAM) será fundamental para aumentar a qualidade e produtividade. São estas parcerias e o trabalho de todos que vai levar o resultado desta pesquisa até o produtor”, falou Dedei Lobo.
O dia de campo na Agropecuária Rossato reuniu alunos e professores da UFAM – Universidade Federal do Amazonas e do IFAM – Instituto Federal do Amazonas. Veja a reportagem e entenda mais sobre a pesquisa com o açaí BRS Pará (Euterpe oleracea).