A prefeitura de Humaitá através das Secretárias Municipais dos Povos Indígenas e Esportes e Lazer realizou o primeiro Campeonato dos Povos Indígenas. A decisão da competição que reuniu seis etnias aconteceu neste sábado, 4, na Aldeia Tenharin Central, às margens da BR 230 km 132. Ivanildo Tenharin, secretário Municipal dos Povos Indígenas destacou ainda a inédita competição de arco e flecha entre as tribos com a participação dos Pirahãs.
O prefeito Dedei Lobo e comitiva formada por secretários municipais e vereador participaram durante todo o dia das atividades. Filho de sertanista, Dedei Lobo tem uma ligação muito forte com os povos originários. O prefeito recebeu o arco e flecha do campeão (Puwai Pirahã) e do vice-campeão (Duca Tenharin). Duca agradeceu o trabalho da prefeitura junto aos povos indígenas.
O chefe do executivo confirmou ainda que o Parintintin Futebol Clube vencedor do campeonato de futebol vai disputar a Copa dos Campeões em Humaitá. A comitiva foi formada pelo vereador Evanei Mendonça, pela Secretária Municipal de Educação Arnaldina Chagas, Secretário de Gabinete Jhonatan Maciel, Secretário Municipal de Meio Ambiente, John Auller, Secretário Executivo do Interior Aurinei Malta, Coordenadora da Atenção Básica em Saúde Franciele Santiago, Elias Pereira (Comunicação) e os secretários dos Povos Indígenas Ivanildo Tenharin (titular) e Antônio Enésio Tenharin (executivo).
Parintintin e Tenharin fizeram um jogo pegado e com lances rápidos o trio de frente dos Parintintins envolveram os adversários e construíram um placar confortável. Quatro a zero na decisão. A arbitragem foi de Humaitá e não teve trabalho. Foram aplicados 4 cartões amarelos na decisão.
O Cacique Tenharin João Sena destaca o empenho de todos os povos indígenas em participar da competição. Além das autoridades de Humaitá participaram da final do campeonato representantes dos Tenharin, Parintintin, Mura, Jiahui, Apurinã e Pirahã. “Agradecemos as autoridades, o investimento no esporte, e esperamos que movimentos como este aconteçam novamente”, disse o Cacique.
Ivanildo Tenharin e Antônio Enésio Tenharin, secretários da pasta organizadora do evento destacaram o apoio da prefeitura municipal. “Uma competição inédita de arco e flecha acrescentou um tempero cultural ao primeiro campeonato dos povos indígenas”, disse Ivanildo. Já Antônio Tenharin falou dos campeões jogando no estádio Arlindo Brás da Silva.
Inédito
Nas entrevistas abaixo você tem imagens inéditas da competição de arco e flecha e uma entrevista autorizada pela representação da Funai com Puwai Pirahã, campeão da modalidade. Esta é uma das poucas entrevistas colhidas com os Piranhãs, considerados os povos mais afastados (isolados) às margens da BR 230. A etnia Pirahã só existe no sul do Amazonas. Puwai, conhecido como ‘Soldado’ na tribo conta que o arco e flecha é a única arma de caça dos Pirahãs. ASSISTA