Começa nesta quinta-feira, 23, a 2ª Conferência Municipal de Cultura com o tema ‘Democracia e Direito a Cultura’ no município de Humaitá. A abertura oficial acontece a partir das 18h no auditório Açaí na UFAM da 29 de agosto. “Vamos realizar apresentações artísticos culturais e na sequência a formação da mesa das autoridades para iniciar os trabalhos”, afirmou o secretário Municipal de Cultura e Turismo, Ronald Siqueira.
Na avaliação do secretário a Conferência é um instrumento democrático de participação reflexão e avaliação, além de planejar políticas públicas para a cultura local.
Na Sexta-feira, 24, as atividades serão realizadas das 08h às 17h no Auditório Açaí da Universidade Federal do Amazonas, na 29 de agosto. Na ocasião, os Grupos de Trabalho farão a análise dos seis eixos, além da definição dos relatos e votação das diretrizes.
O Eixo 1 é “Institucionalização, marcos legais e sistema nacional de cultura”, o Eixo 2 envolve a “Democratização do acesso à cultura e participação social”, o Eixo 3 abordará a “Identidade, Patrimônio e Memória”, o Eixo 4 trará uma análise sobre a “Diversidade cultural e transversalidade de gênero, raça e acessibilidade na política cultural, o Eixo 5 envolve a “Economia criativa, trabalho, renda e sustentabilidade” e o Eixo 6 trata do “Direito às artes e linguagens digitais”.
A Conferência Municipal de Cultura é uma realização da Prefeitura de Humaitá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com as demais Secretarias Municipais.
“A participação de todos os agentes culturais promotores da cultura, fomentadores, artesãos, artistas é de fundamental importância. É uma orientação do Governo Federal que na Conferência sejam feitos apontamentos para um plano decenal da cultura”, finalizou Ronald.