Com missa campal bastante concorrida, católicos participaram dos festejos em homenagem à Padroeira da cidade de Humaitá, Nossa Senhora Imaculada Conceição. O evento serviu para unirmos laços, “construirmos um novo tempo e fortalecermos cada vez mais a nossa fé em Jesus Cristo, nosso único Salvador”. Foi o que afirmaram católicos fervorosos ouvidos pelo Portal Pelo Amor de Deus, durante os eventos que ganharam as ruas, comunidades e a cidade de Humaitá que “recebeu, este ano, pelegrinos vindos de fora e do interior do município”, eles disseram.
A Santa é padroeira da cidade de Humaita e data é comemorada ao menos há 150 anos.
Nos dez dias que duraram as festas litúrgicas, as confraternizações e encontros temáticos de época, a programação chegou ao final nesta sexta 8, com uma grande procissão que exibiu ao público a imagem sagrada de Nossa Senhora Imaculada Conceição, percorrendo as principais ruas e avenidas da cidade de Humaitá.
DIA 8 –
A data é comemorada pela Igreja Católica e em grande parte das cidades brasileiras e no mundo cristão é feriado. A Santa é padroeira da cidade de Humaita e data é comemorada ao menos a 150 anos.
Em respeito a grande fama e respeito à Santa Católica, o prefeito Dedei Lobo (UB), decretou feriado nesta sexta-feira, 8 de dezembro, assim em algumas outras cidades do país e do mundo cristão, entre as quais, destacam-se as capitais brasileiras, Teresina (PI), Recife (PE), Salvador (BA), Aracajú (SE) e Campinas (SP) e outras cidades do inferior do estado.
PEREGRINAÇÃO –
Depois de percorrer várias comunidades do município, com destaque aos povoados da grande Humaitá e do entorno, a Imagem da Santa retornou à cidade no navio/motor “Princesa das Águas” e foi entregue a peregrinos e retirantes após um longo cortejo até ao local da realização da “Santa Missa”, na abertura da programação oficial cujos eventos litúrgicos culminarão com a realização da tradicional procissão – e a “Santa Missa’” a ter lugar na Igreja que leva o nome da Imaculada Conceição.
Em todos os eventos litúrgicos, nas mensagens de boas-vindas aos peregrinos e católicos, em geral, o bispo Dom Fontenelle, defendeu uma maior participação dos fiéis nas ações voltadas à solidariedade, fraternidade, à compaixão e misericórdia para com todos. Ele destacou, também, o papel daqueles que fazem “nossa Igreja se firmar, que sempre será “uma Igreja Seguidora, Acolhedora e Missionária”.
Na liturgia final, da véspera da consagração à Imaculada Conceição, o religioso reiterou o compromisso da Igreja Católica com “os mais pobres, enfermos e com todos que necessitam saber da Palavra de Deus, tanto na alegria quanto na tristeza”. A multidão presente, fez o sinal de positivo respondendo ao Bispo que, “estamos felizes por estarmos, aqui, participando da festa litúrgica em homenagem à Nossa Senhora Imaculada Conceição”.
A festa litúrgica em homenagem à Nossa Senhor da Conceição chegou ao seu final, nesta sexta-feira, 8. Além das missas tradicionais, durante todo o dia aconteceu eventos paralelos, como café da manhã e venda de comidas de época aos fiéis e a visitantes em instalações e prédios da Igreja Matriz e do entorno.
Texto: Xico Nery
Fonte – Portal Pelo Amor de Deus