O programa Ciência na Escola é uma ação criada pela Fapeam – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas para incentivar professores e alunos das escolas públicas do Amazonas a desenvolverem projetos de pesquisas científica e de i9novação tecnológica. Em Humaitá 10 projetos foram selecionados em 2023, incluindo o da professora Alciony Pereira da Silva Cosme de Geografia na Escola Estadual Patronato Maria Auxiliadora.
Com a autorização dos pais seis alunos, três bolsistas e três suporte desenvolveram o projeto: Jogos Pedagógicos de Geografia como ferramenta de incentivo para o Processo de Ensino e Aprendizado dos Alunos do Ensino Fundamental II. Na terça-feira, 12, os bolsistas Deborah Rozeno, Gabriel Santiago e Matheus Nascimento e os suportes Miguel Santiago, Joabe Frankin e Maria Vitória apresentaram o resultado das pesquisas para os pais e professores.
A professora coordenadora do projeto, Alciony Cosme afirma “o trabalho teve como objetivo promover a utilização dos jogos educativos para a assimilação de conteúdo, desenvolvendo o espírito de cooperação, respeito entre colegas e professor. Utilizando-se do lúdico para os alunos confeccionarem os jogos pedagógicos de Geografia, despertando o prazer por atividades diversificadas, desenvolvendo o raciocínio espacial em relação ao abstrato, provocando a reflexão crítica para a formação de conceitos básicos da Geografia”.
Com a aprovação do projeto pela Fapeam o Programa Ciência na Escola proporcionou aos alunos a experiência fantástica da pesquisa e produção. “Os jogos são um legado que deixamos aos próximos alunos”, falam os pesquisadores. Alunos do 9º ano, todos os participantes do projeto completam em 2023 o ensino fundamental II. A professora Alciony Cosme agradeceu aos pais, professores e gestora da Escola Patronato por todo o apoio, e destacou a importância do programa desenvolvido pela Fapeam.
Na reportagem abaixo conversamos com os alunos sobre os projetos apresentados, e a coordenadora da pesquisa comenta os resultados. Assista.