A prefeitura Municipal de Humaitá solicitou através de ofício e o DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Trânsito concluiu neste sábado, 23, a primeira passagem de água na BR 230, perímetro urbano, próximo à AABB. Quatro galerias foram construídas com três linhas de manilhas de 1,50m (Um metro e meio de diâmetro) para receber as águas do Conjunto Uruapiara. O setor recebe água do Bairro São Cristóvão e região.
No total serão construídas três passagens de água com a mesma estrutura para solucionar de vez um problema que se arrasta por anos, promovendo alagamento no período de chuva. O trabalho do DNIT através da CMM é na área de domínio federal da BR 230. A ligação fora deste domínio para continuação da água até o Crato foi realizada pela prefeitura de Humaitá através da Seimfra – Secretaria Municipal de Infraestrutura.
Neste sábado os funcionários da CMM desobstruíram a passagem e liberaram a água que estava represada durante o período de construção. A vasão foi considerada excelente, e em menos de um minuto a agua já havia feito a primeira parte do percurso passar por baixo da BR 230, em menos de 30 segundos os pontos três e quatro da estrutura foram atingidos e água chegou ao Igarapé que vai até o Crato.
A partir da próxima semana a CMM dará continuidade aos trabalhos iniciado a segunda passagem (uma em frente à AABB e outras próximo ao Escola CETI. “Estamos trabalhando em parceria. Agradecemos ao DNIT e o Governo Federal pela sensibilidade em atender a demanda apresentada através de ofício. Foi realizado um trabalho de topografia garantindo a queda necessária para escoar toda esta água na região do Conjunto”, disse o prefeito Dedei Lobo.
“Estamos realizando a nossa parte com manilhamento fora da área de domínio, garantido sustentação ao trabalho do DNIT, e que a água siga seu rumo até o destino final”, afirmou o prefeito.
Veja como ficaram as galerias e o seu funcionamento no vídeo abaixo. O secretário de Infraestrutura Edivaldo Meirelles ‘Zico’ acompanhou os trabalhos da CMM neste sábado, e conversou com a nossa reportagem.