Dez conselheiros tutelares foram diplomados e cinco empossados nesta quarta-feira, 10, para um mandato de quatro anos em Humaitá. A cerimônia de posse foi presidida pelo vice-presidente da Câmara de Vereadores, Evanei Mendonçam e contou com as presenças do vice-prefeito Alexandre Perote, do Presidente do CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Antônio da Encarnação, vereadores, secretários municipais, representantes da Marinha, Exército, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Igrejas e familiares.
Assim como aconteceu nas eleições em primeiro de outubro de 2023 a posse dos conselheiros também foi unificada, acontecendo em todo o Brasil. Em Humaitá a cerimônia também marcou os 30 anos de instalação do CMDCA pela Lei Municipal nº 092, de 19 de dezembro de 1993. O ex-vereador Manoel Frank Moreira Botelho, autor da lei foi homenageado e entregou os certificados de menção honrosa a instituições e a imprensa.
Os jornalistas Elias Pereira, Nonato Malta e Fábio Trescher de Souza receberam as honrarias em agradecimento ao papel fundamental na divulgação das eleições e na prestação serviços diretos no trabalho com crianças e adolescentes. Forças de Segurança, Igrejas, projetos sociais e o judiciário também foram homenageados.
O presidente do CMDCA, Antônio da Encarnação abriu os discursos agradecendo aos antigos e novos conselheiros. “Um novo ciclo se inicia a partir da posse. Muito trabalho e responsabilidade. Desafios quer não tem hora para defender o futuro de Humaitá que são nossas crianças”, disse Encarnação. O presidente do Conselho destacou ainda que todo o investimento feito no Conselho Tutelar é um investimento realizado na segurança e garantia de direito das crianças e adolescentes.
O Secretário Municipal de Assistência Social, Emanuel do Nascimento Rodrigues ‘Emano’ informou que a pasta está definindo o plano de trabalho para 2024, e o Conselho Tutelar tem um papel fundamental nas ações de combate aos abusos. “São abusos que geralmente acontecem no ambiente familiar, e exigem uma ação rápida. É necessário conscientizar a comunidade e fortalecer a rede de apoio”, disse Emano.
O prefeito em exercício Alexandre Perote deu posse às novas conselheiras e destacou que é através da política que as soluções chegam à sociedade. “Como agentes públicos devemos trabalhar para a comunidade de forma apartidária. Neste trabalho não há partidos, todos estamos do mesmo lado”, afirmou o vice-prefeito.
Através de sua assessoria de Comunicação o prefeito Dedei Lobo justificou sua ausência. O chefe do executivo humaitaense está em viagem cumprindo agenda institucional.
O vereador Ley Siqueira falou da estrutura do Conselho Tutelar e pediu união de todos para viabilizar o trabalho dos novos conselheiros. “As instituições precisam estar alinhadas para garantir um trabalho de qualidade e me coloco a disposição do Conselho Tutelar”, disse Ley Siqueira.
Veja as Conselheiras que foram empossadas nesta quarta-feira, 10.
Alcilane Aragão Dantas
Estela Regina Cruz da Silva
Angélica Nogueira Brasil
Tacísia do Perpétuo Socorro Pereira da Costa
Dionete Chaves de Carvalho Lagos
SUPLENTES:
Izabel Nunes Pereira
Patrícia Garcia de Sá
Raimunda Inês Gonçalves França
Tamara de Freitas Castro
Aroldo de Souza Ferreira