O governador Wilson Lima (União) e o decano da bancada do Amazonas, no Congresso Nacional, deputado Átila Lins (PSD-AM), tiveram um encontro nesta sexta-feira, 19, na sede do governo do Estado.
Na pauta da reunião, as composições políticas que serão firmadas no interior, visando as eleições de prefeitos e vereadores em 2024.
Embora Wilson Lima não vá disputar cargo nas eleições municipais, o governador tem bastante interesse em ter ao seu lado os futuros prefeitos a serem eleitos ou reeleitos em outubro deste ano.
De acordo com a Associação Amazonense de Municípios (AAM), estão no segundo mandato 33 prefeitos que não podem disputar as eleições em 2024 por vedação da lei eleitoral. Por outro lado, 29 poderão disputar a reeleição.
Tal apoio ao governador é importante tanto para a conclusão do seu mandato, nos próximos dois anos, assim como pavimentar o apoio político na quase certa candidatura ao Senado em 2026.
Por outro lado, o decano da bancada amazonense quer garantir apoio de Lima aos seus principais correligionários, seja do PSD, o seu partido, ou de qualquer legenda que venha a compor aliança do interior.
Alianças
Na conversa com Átila Lins, o governador Wilson Lima autorizou o secretário de governo, Sérgio Litaiff, a reunir com o parlamentar para acertar essas alianças que envolvem o União Brasil, agora presidido pelo governador, e o partido Progressistas, sob o comando do diretor-geral do Detran, Rodrigo Sá.
Ainda nesta sexta-feira, o decano se encontrou com o senador Omar Aziz, presidente estadual do PSD, com o mesmo objetivo: tratar da posição da legenda nesse tabuleiro de candidaturas majoritárias e proporcionais no interior do Estado.
Outra reunião importante para o cenário eleitoral de 2024 foi a terceira conversa do dia ocorrida entre Átila Lins e o presidente do PT Amazonas, deputado Sinésio Campos. O assunto, as costuras políticas para as eleições principalmente no interior.
PSD e PT
Mas, para quem estranhar essa provável aliança, é bom lembrar que o PSD, do senador Omar Aziz e Átila Lins foi e são os aliados de primeira hora do presidente Lula da Silva, do PT.
Outro fato determinante, nessa aliança, foi a virada na reeleição de Aziz, ao Senado, em 2022, que se deu no interior onde Lula também venceu a eleição contra Jair Bolsonaro.
Ao final dos encontros políticos, o decano da bancada do Amazonas, Átila Lins, declarou:
“Temos muitas ações a fazer. Nomear comissões provisórias, filiar interessados em disputar as eleições e isso demanda e muita conversa tanto com o governador, dirigentes partidários e os pré-candidatos a prefeito e vereadores nos 62 municípios do Amazonas”.
Fonte – Assessoria