O Núcleo de Relações Internacionais da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Nuriam/Aleam), coordenado pelo deputado estadual João Luiz (Republicanos) participará da assinatura na manhã de sexta-feira, 2, às 9h, do acordo de cooperação entre a Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Instituto Sociocultural Brasil China (Ibrachina) para oferecer cursos de Mandarim na Ufam, em Manaus.
O evento acontecerá no auditório Belarmino Lins, localizado na avenida Mário Ypiranga Monteiro, no bairro Flores, Zona Centro-Sul de Manaus.
“Nosso objetivo é fazer uma cooperação mútua na área de promoção da língua e cultura chinesa com cursos regulares presenciais de língua chinesa e atividades culturais relacionadas a este importante país asiático. Queremos qualificar nossos estudantes e dar oportunidades de trabalho, emprego e renda, por meio da educação”, disse o deputado João Luiz.
Na oportunidade, duas professoras, Xing Chen e Ruiyi Li, da Universidade de Hubei (China) serão apresentadas oficialmente para ministrar aulas na Universidade Federal do Amazonas. Também estarão presentes na solenidade, o professor Pasqual Barretti, reitor da Unesp, Ye Dan, diretora pedagógica chinesa do Instituto Confúcio, Thiago Fernandes Braz, diretor de Planejamento, do Instituto Confúcio, Dr. Thomas Law, presidente do Ibrachina, professor/doutor Sylvio Mário Puga, reitor da Ufam e Arthemis Soares, Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (Arii) da Ufam.
Nuriam
O Núcleo de Relações Internacionais do Amazonas (Nuriam) da Aleam tem objetivo de integração com entidades públicas em todas as esferas, além de integrar entidades privadas e acadêmicas. O núcleo é um projeto estratégico e inovador que visa impulsionar a paradiplomacia no nosso estado e fortalecer a competitividade internacional.
O Núcleo
O Nuriam é coordenado pelo deputado João Luiz, conta como vice-coordenador, o professor e presidente do Instituto Sociocultural Brasil/China (Ibrachina), Dr. Thomas Law e o professor Neibe Araújo, como secretário-geral do Núcleo.
Fonte – Assessoria