Humaitá registrou nesta quinta-feira, 1, vários pontos de alagamento. Foi registrado alagamento em pontos antigos como a Avenida Brasil e próximo a Praça da Saúde, e novos pontos como na Rua Fausto Maia, no Bairro Nova Esperança. Outra rua bastante afetada foi a Gonçalves Dias. Bueiros obstruídos com o descarte incorreto do lixo e construções irregulares lideram a lista de causas que provocam a invasão da água em residências.
Até meio dia, Humaitá havia registrado chuva superior a 30mm, e alguns pontos, segundo a Defesa Civil do Amazonas a precipitação foi ainda maior. Veja o registro das Estações pluviométricas no Amazonas com acumulado de precipitação acima de 30 mm nas últimas horas conforme registro dos pluviômetros automáticos no portal CEMADEN.
1 – HUMAITÁ (São Domingos Sávio): 109.83 mm;
2 – HUMAITÁ (São Pedro): 106.59 mm;
3 – MANAUS (Igarape do Mindu): 37 mm
4 – BERURI (São Francisco): 36.85 mm;
5 – APUÍ (Centro): 36.44 mm;
6 – MANAUS (Puraquequara): 33.28 mm;
7 – SILVES (Panorama): 32.4 mm;
8 – ITACOATIARA (Mamoud Amed): 31.35 mm;
9 – PRESIDENTE FIGUEIREDO (Praça das Torres): 30,89 mm.
O coordenador da Defesa Civil em Humaitá Jhonatan Maciel e integrantes da Defesa Civil visitaram residências e pontos de alagamento. O prefeito em exercício Alexandre Perote acompanhou as equipes com apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social. O prefeito Dedei Lobo cumpre agenda em Manaus e por telefone comandou as ações. Jhonatan alertou a população para os cuidados com a limpeza dos terrenos, o descarte de lixos em locais impróprios e a construção sem a prévia licença da prefeitura.
“Estas ações causam obstrução de bueiros, impedem a passagem da água e causam alagamentos às residências. Foi o que aconteceu na Rua Fausto Maia, no Bairro Nova Esperança. Pelo menos seis residências registraram alagamento”, relatou Jhonatan.
Equipes da Infraestrutura promoveram a limpeza do local e a desobstrução da vala. Um trabalho que deve continuar nesta sexta-feira, 2.
“Pelo menos seis famílias receberam cestas básicas e colchões. Foram as mais afetadas pelas chuvas desta quinta-feira”, informou o coordenador da Defesa Civil. “É necessário que a população entenda que precisamos preencher um cadastro e atualizar as informações junto a Defesa Civil Estadual e Federal. As equipes estão trabalhando. Tudo é registrado, fotografado e encaminhado as autoridades”, finalizou Jhonatan Maciel.
Nas reportagens abaixo veja imagens dos pontos alagados e ação da Defesa Civil no atendimento às famílias afetadas.